PUBLICIDADE


 

Umep promove evento cultural em vários
 pontos da cidade

Objetivo é levar cultura e esclarecimento sob a ótica da imortalidade da alma




Praça Florida de Livros. Este é o nome do evento cultural que a União Municipal Espírita de Petrópolis (Umep), tradicional instituição religiosa da cidade, irá promover de 01 a 08 de maio, tanto em sua sede (Rua Casimiro de Abreu, 295/A, Centro), como também em locais como a Praça Dom Pedro e o Centro de Cultura Raul de Leoni (Teatro Afonso Arinos e Cine Humberto Mauro).

O evento aproveita as comemorações do centenário de nascimento do médium mineiro Chico Xavier, bem como a grande aceitação que a Doutrina Espírita vem tendo nos últimos anos, para mostrar não só a vasta literatura que há sobre assuntos como reencarnação e mediunidade, mas como o livro espírita pode ir além das páginas de papel e ganhar dimensão maior na forma de debates, peças de teatro, documentários, espetáculos de dança e workshops. A intenção é também mostrar a grande dimensão que os ensinamentos de Jesus Cristo ganham quando interpretados pela doutrina das vidas sucessivas, idéia propagada muito antes do nascimento de Jesus e que a Doutrina Espírita, por meio das obras codificadas pelo francês Allan Kardec, no século 19, explica de forma clara, lógica e consoladora.

Para promover as idéias espíritas, a Praça Florida de Livros colocará à disposição de toda a população diversas apresentações artísticas, incluindo a participação especial do ator Renato Prieto, protagonista do filme “Nosso Lar”, nova aposta do cinema nacional (estréia prevista para 03 de setembro). Também na programação, a peça teatral “Cândido Amor”, que fala sobre a vida e a obra de Chico Xavier. Apresentação: Cia. de Teatro da Umep. Além disso, bate-papos literários, painéis, workshop de musicoterapia e contação de história e exibições de vídeos seguidas de debates, tudo coordenado por nomes conhecidos do movimento espírita de Petrópolis, como o médico homeopata Humberto Portugal, o advogado Carlos Gama, a professora Izaura Hart e o empresário Rogério Müller.

Com 62 anos de existência, a Umep é uma entidade de utilidade pública conforme resolução n° 553 de 29/01/1948 da Câmara Municipal de Petrópolis, e estadual pelo decreto-lei n° 7369 de 07/01/1974. Dentre suas atividades, reuniões públicas doutrinárias, atendimento fraterno aos necessitados, evangelização de crianças e jovens. Além disso, várias atividades voltadas aos socialmente carentes, como o curso de preparação para a maternidade e primeiros cuidados com o bebê, introdução à informática, confecção de enxovais e roupas infantis, bem como evangelização, lanche e doação de cestas básicas.

A entrada é franca em todos os eventos. Mais informações no site: www.umep.com.br ou pelo e-mail pracafloridadelivros@vivacultura.net



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
01 de maio, sábado
Umep, Rua Casimiro de Abreu, 295/A, Centro.
17h Abertura: intervenção músico-literária seguida da palestra intitulada “Chico Xavier, um homem chamado amor”, com o professor José Luís Tepedino.
18h30 Apresentação da peça teatral “O casulo”, de Átila Rondon, médico e dramaturgo espírita carioca. Logo após, bate-papo com o diretor e elenco.
02 a 08 de maio, domingo a sábado
Praça D. Pedro
9h às 18h30 Exposição e venda de livros espíritas com 30% de desconto, troca solidária de livros espíritas, além de canções que remetem à reflexão e à paz interior.
14h às 15h30 Atividade de pintura no rosto para crianças (em caso de chuva, será cancelada).
16h Contação de história para crianças (em caso de chuva, será cancelada).

03 de maio, segunda-feira
Umep
14h30 Intervenção literária seguida da palestra intitulada “Efeitos emocionais da bondade”, com a psicóloga Glória Rodrigues.
04 de maio, terça-feira
Sala-teatro Afonso Arinos (Centro de Cultura Raul de Leoni)
10h Painel: “Mídias: Comunicando com ética e responsabilidade”. Com o médico Mauro Karl e integrantes da mocidade da Umep. Mediação: Marcelo Teixeira, jornalista.
14h30 Espetáculo infantil “Em busca de um sonho”, de Lael Rocha, sobre educação ambiental. Apresentação: Cia. Corpo em Cena de Dança e Teatro, Ponto de Cultura Comando da Paz, Petrópolis, RJ.
20h Peça teatral “Cândido Amor”, sobre a vida e obra de Chico Xavier. Criação e interpretação da Cia. de Teatro da Umep. Direção: Vagner Souza.

Umep
20h Intervenção literária seguida da palestra intitulada “O ato de julgar o próximo sob a ótica espírita”, com o médico Humberto Portugal Karl.

05 de maio, quarta-feira
Sala-teatro Afonso Arinos (Centro de Cultura Raul de Leoni)
10h Apresentação do vídeo “As quatro ecologias”, de Leonardo Boff. Em seguida, debate com Maysa Henriques, educadora ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Mediação: Vagner Souza, produtor cultural.
15h Bate-papo com o ator espírita Renato Prieto, protagonista do filme “Nosso Lar”. Mediação: Marcelo Thomas e José Bitencourte, atores da Cia. de Teatro da Umep.
20h Espetáculo musical “Sons da Alma”. Participação especial da Cia. de Teatro da Umep. Direção: Vagner Souza.
TV Cidade Imperial, canal 16 da TV a cabo.
20h Bate-papo ao vivo. Tema: a literatura consoladora de Chico Xavier. Participantes: Rogério Müller, empresário e presidente da Umep; Izaura Hart, professora e vice-presidente da Umep; Humberto Portugal, médico e diretor de relações externas do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (Ceerj). Apresentação e mediação: Carlos Gama, advogado e presidente do Centro de Estudos e Esclarecimentos Espíritas (CEEE).


Umep
20h Intervenção literária seguida da palestra intitulada “A prece e o ato de adorar a Deus sob a ótica espírita”, com Marcelo Teixeira, jornalista.


06 de maio, quinta-feira
Sala de Cinema Humberto Mauro (Centro de Cultura Raul de Leoni)
10h Painel sobre mediunidade na adolescência, com integrantes do 3° Conselho Espírita de Unificação (CEU). Coordenação: Elsie Ellen Carvalho, presidente do Grupo Espírita Irmã Catarina (Geic).
15h Bate-papo sobre literatura, dramaturgia e transposição para a linguagem teatral, com Marcelo Teixeira, jornalista e dramaturgo.
19h30 Bate-papo sobre o Espiritismo na grande mídia, com José Bitencourt, ator da Cia. de teatro da Umep e de “Escrito nas Estrelas”, atual novela global das 18h. Mediação: Vagner Souza, produtor cultural.


07 de maio, sexta-feira
Sala de Cinema Humberto Mauro (Centro de Cultura Raul de Leoni)
9h Workshop sobre a música como prática terapêutica, com Letícia Karl, musicoterapeuta. Para participar, inscrever-se pela Internet no endereço www.vivacultura.net.
14h Workshop sobre a arte de contar histórias, com Rosana Cabreira, atriz e educadora do Ponto de Cultura Comando da Paz, Petrópolis, RJ. Para participar, inscrever-se pela Internet no endereço www.vivacultura.net.
19h30 Exibição do documentário “Pinga Fogo com Chico Xavier”, produção da TV Tupi, 1971. Em seguida, bate-papo com Carlos Gama, advogado e expositor espírita. Mediação: Humberto Portugal e Rogério Müller, da Umep.


08 de maio, sábado
Umep
17h Encerramento. Painel poético em homenagem às mães e painel sobre o Cristo consolador, com Francisco Anastácio Dias, expositor espírita de Nova Iguaçu, RJ. Mediação: Rogério Müller e Izaura Hart.
Programação sujeita a alterações.












Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE