PUBLICIDADE


 

Montagem da peça “A Aurora da Minha Vida”
Que tal realizar seus sonhos num curso de teatro onde você vai encontrar gente como você? Pessoas que querem vencer a timidez e ultrapassar os limites que a vida diária impõe; pessoas dispostas a liberar suas energias criativas e pessoas sensíveis e talentosas que sonham com uma carreira nos palcos, no cinema e na televisão. – O nosso método de ensino é também o método de Stanislavski que é usado em Los Angeles, Nova York e Rússia, ou seja, na formação dos melhores atores do teatro mundial com uma grande vantagem a da adaptação dessa metodologia aos alunos brasileiros, respeitando as características do comportamento desse país – conta a professora Fátima Coutinho.
Por essa razão, o espaço cultural Arte na Avenida trouxe duas profissionais formadas em Artes Cênicas e com uma vasta experiência no que ensinam. Juntas, desenvolveram, sob a base das proposições de Stanislavski, uma metodologia para formarem atores para o Teatro de Verdade e os desafios de uma profissão que atinge novas mídias e novos meios.
Não é raro ouvir um ator se declarando um tímido de carteirinha. E muitos deles ainda dizem que escolheram seguir a profissão justamente porque sentiam dificuldade de se expressar em público. Se a arte da representação funciona tão bem para eles, por que não funcionaria com você?
As aulas de teatro livre - feitas sem a preocupação da especialização - podem ser feitas por pessoas de todas as idades a partir dos 5 anos de idade, que querem ou não seguir a profissão de ator.
O Teatro é uma arma poderosa para quem teme o confronto com outras pessoas por absoluta timidez.
A professora Fátima Coutinho atribui estes benefícios ao treino da capacidade de comunicação.
– Com o teatro, o aluno aprende a se expor em situações em que é outro - a personagem - e isso faz com que aos poucos vá perdendo o pavor de estar no centro das atenções – diz Fátima.
A professora lembra que “a insegurança de pisar no palco vai diminuindo com o passar do tempo, mas grandes atores confessam que mesmo depois de anos ainda sentem aquele "friozinho" na barriga ao enfrentar o público. É bom saber disso para entender também que um certo temor é instigante e saudável”.
O teatro ajuda você a se conhecer. Mas não é só para colaborar com o processo de comunicação que as aulas de teatro são úteis. De acordo com profissionais, elas também melhoram a capacidade de concentração, a expressão corporal e vocal, estimulam a criatividade e a socialização. Ou seja, você conhecerá pessoas interessantes e poderá fazer muitos amigos. Sem contar que fazer aulas de teatro ajuda a vencer a timidez, fazer amigos e aprender a lidar melhor com as frustrações.
– O teatro é também uma grande viagem de auto-conhecimento. Por exigir muito estudo e leitura abre a cabeça, dá uma nova visão de mundo – acredita Cristiane Takeda.
Por mexer com a sensibilidade, também ensina a lidar com frustrações, pois nem sempre dá para fazer exatamente o que o professor pede ou se consegue o papel desejado.
– Eu considero um aprendizado para a vida , pois coloca a pessoa diante de si mesma – enfatiza Cristiane.
O Núcleo de Teatro do Espaço Cultural é formado pelas professoras:
Fátima Coutinho: carioca, formada em Teatro pela UNIRIO e está morando em Petrópolis desde 2002 e por Cristiane Layher Takeda, uma paulista que viveu na França, na Alemanha e nos Estados Unidos, fixando residência em Petrópolis em meados de 2008. Obteve grau de Mestre em Teatro pela USP com uma pesquisa sobre o Teatro de Arte de Moscou.
SERVIÇO
Rua 16 de março – 56/302 - Edifício São Charbel.
Telefone: 9217-2531 ou
E-mail: artenaavenida@globo.com


1 Comentários

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

  1. Muito bem colocado tudo o que foi escrito ,eu como ator do grupo assino embaixo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE