Evento será durante a Bauernfest
De 25 de junho a 04 de julho será realizada em Petrópolis a Bauernfest, conhecida como Festa do Colono Alemão, que homenageia os imigrantes e suas danças, seu folclore, sua cultura e gastronomia. O Petrópolis Convention & Visitors Bureau vai organizar, neste mesmo período, um festival de gastronomia alemã em diversos restaurantes membros da associação, que deverão criar um prato típico para ser incluído no cardápio.
A Bauernfest comemora sua maioridade com muita alegria e novas e imperdíveis atrações, totalmente gratuitas. A Abertura Oficial ocorre no dia 25 e o público poderá conferir teatro, artesanato, histórias, brincadeiras, cinema, exposição e muito mais. Ano passado, a Bauernfest foi realizada nas dependências da antiga fábrica da Bohemia. Este ano não será diferente, mas além do espaço da cervejaria, a festa ocupará também o Palácio de Cristal.
A ideia de realizar o festival surgiu para reforçar Petrópolis mais uma vez como foco gastronômico, desta vez com a culinária germânica, fruto de uma herança deixada pelos imigrantes que colonizaram a cidade. “Além de consolidar Petrópolis como 5º pólo gastronômico do país, queremos agregar valor à Bauernfest e aos restaurantes participantes, aumentando o tempo de permanência do turista no município e fazendo com que o morador conheça mais os restaurantes da região”, explicou a gerente executiva do Convention, Márcia de Paula.
Pensar na gastronomia alemã é logo imaginar salsichas, defumados, cervejas e chucrute, mas sobremesas são um capítulo à parte na cozinha germânica. Um grande repertório é preparado com massas folhadas, cremes, frutas da estação, gelatinas e sorvetes. Os pratos do dia-a-dia de um alemão são geralmente compostos de carne suína e bovina, batatas, cozidos, sopas e legumes. Na Alemanha, é comum ir direto à refeição principal, já que as saladas aparecem na forma de acompanhamentos ou em ocasiões especiais. O caminho para as sobremesas, portanto, fica mais curto.
Os pães, outro símbolo alemão, possuem uma enorme variedade. Há o pão escuro, os pães com especiarias, os pães à base de castanhas e nozes. E claro, a cerveja, grande estrela da típica gastronomia germânica, não serve só para acompanhar os pratos. Ela é utilizada como ingrediente nas receitas. Uma culinária autêntica e tradicional que você não pode deixar de conferir e saborear. É de dar água na boca.
“Festivais como esses são uma grande oportunidade de conhecer novos sabores e vivenciar pratos típicos de outras culturas sem ter que ir muito longe. Esses eventos geralmente movimentam bastante as cidades que os sediam, hoje em dia já existem muitas agências de viagens com pacotes especiais para gourmets dispostos a desbravar novos sabores”, disse Brenno Santos, gerente de marketing do Restaurante Castelo Real.
Fique de olho. Os restaurantes participantes do festival terão um adesivo indicativo escrito ‘Aqui tem Bauernfest’. São eles:

Albergo Del Leone
Rua Comte. Marcolino A. de Souza, 435 – Itaipava
(24) 2222-3359
Prato: Kassler defumado com salsicha branca e salada de batata com mostarda e bacon

Arcádia Bistrô Imperatriz
Rua da Imperatriz, 220 – Centro
(24) 2231-1188
Prato: Kartoffelsalat Kaiser (tradicional salada de batatas alemã, acompanhado de mix de salsichas e linguiças alemãs)

Atelier Molinaro Boutique Hotel
Rua Dr. Hermogênio Silva, 606 – Retiro
(24) 2244-2044 / 2247-7630
Prato: Sauerbraten (lagarto assado com batatas cozidas e repolho passado na manteiga)

Barão Gastronomia
Estrada União Indústria, 13.581 – Itaipava
(24) 2222-2669
Prato: Strassburger Wurstsalat (salada de salsicha com queijo)

Bomtempo Resort
Estrada da Cachoeira, 400 – Santa Mônica
(24) 2222-9922
Prato: Kassler à Bomtempo (kassler com molho de mostarda escura, acompanhados com Himmel and erd e cenouras a moda do reino)

Castelo Real
Estrada União Indústria, 26.000 – Pedro do Rio
(24) 2223-3623
Prato: Schlachtplatte (joelho de porco assado, bisteca suína, linguiça – Debreziner, salsichão – Schübling e linguiça de fígado grelhada, acompanhados de chucrute e batatas)

Cervejota – Adega do Pimenta
Estrada União Indústria, 11.811 loja 4 – Itaipava
(24) 2222-3252
Prato: Salsichão defumado com salada de batata
Sobremesa: Strudel de maçã

Solar Fazenda do Cedro
Rodovia BR 040, km 45 – Pedro do Rio
(24) 2223-3618
Prato: Pernil de vitela à moda alemã (servido com batata ao murro no leve aroma de geléia de damasco)
Sobremesa: Schwarzwalder Kirschtorte (bolo de chocolate, chantilly, cereja e um toque de brandy servida com sorvete)

Trattorie da Serra
Estrada União Indústria, 10.035 Loja 203 – Shopping Vilarejo – Itaipava
(24) 2222-6331
Prato: Marreco à Berlim (marreco assado com cravo, vinho branco, e ervas, acompanhado de rolê de repolho com maçã e passas com molho de cerveja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.