PUBLICIDADE


 

Vencedor fará estágio no IRCOD
Pelo segundo ano consecutivo o Petrópolis Gourmet realiza o Concurso Cultural Gastronômico, destinado a descoberta de novos talentos. Podem participar estudantes de gastronomia e gourmets, residentes no estado do Rio de Janeiro. Assim como em 2009, o prêmio para o vencedor é uma bolsa de estudos de dez dias na França com tudo pago.
O participante deverá inscrever uma receita de prato principal que possua obrigatoriamente influência dos orgânicos locais, e preparado com pelo menos um destes produtos típicos da cidade de Petrópolis: truta, escargot, legumes orgânicos ou cogumelos. Na primeira etapa será feita uma seleção das nove melhores receitas cadastradas por um júri composto de especialistas na área de gastronomia. Na segunda etapa, os nove selecionados serão convocados para prepararem seus pratos perante um júri composto de chefs de cozinha, especialistas em gastronomia e docentes do SENAC Rio. Esta etapa será realizada no dia 30 de outubro e nos dias 06 e 13 de novembro. Para a terceira e última etapa, serão selecionadas as três melhores receitas, e os finalistas receberão insumos para preparar uma receita livre no dia 20 de novembro.
O primeiro lugar ganhará uma bolsa de estudos no Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento da Alsace/França (IRCOD), durante o período de dez dias, incluindo passagens áreas de ida e volta, custos com hospedagem e alimentação, tudo concedido pelo Petrópolis & Convention Bureau, organizador do Petrópolis Gourmet. O segundo lugar, uma bolsa integral no curso de Padeiro Confeiteiro e o terceiro lugar, uma bolsa integral no curso de Confeitaria Básica e também no curso de Confeitaria Clássica, oferecidos em qualquer unidade do SENAC Rio.
Ano passado a vencedora Anna Paula Leal (FOTO), estudante do último ano de Gastronomia da Estácio de Sá, estagiou no restaurante L´Auberge de I´Ill com o chef Marc Haeberlin em Illhaeusem, e no restaurante AU CROCODILE com o chef Ludovico em Strasbourg. “Aprendi muita coisa no país que é o berço da gastronomia. Depois deste estágio, compreendi perfeitamente porque eles são referências mundiais. Esta experiência é um incentivo àqueles que amam a gastronomia. Agradeço muito à organização e com este aprendizado terei uma base mais que ideal para ir atrás dos meus sonhos”, falou Anna Paula.
Para o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Flávio Câmara , a realização deste concurso visa principalmente reforçar e criar um novo ambiente de descoberta de talentos gastronômicos. “A parceria do IRCOD e do SENAC Rio são fundamentais para a execução das etapas eliminatórias e etapa final. O grande diferencial é proporcionar o que há de melhor na capacitação na área de gastronomia e na troca de experiências vivenciadas pelos participantes”, disse Flávio.
E você que se encaixa nesse perfil, vai ficar de fora? Inscreva-se gratuitamente até o dia 22 de outubro de 2010 através do site www.petropolisgourmet.com.br, atendendo aos requisitos do regulamento. O concurso é uma promoção do Petrópolis Convention com apoio e participação do SENAC Rio.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE