PUBLICIDADE


 

 


O cantor, violonista e musicólogo Ricardo de Sá e Benevides (FOTO) apresenta, dia 29 de outubro, 20 horas, seu mais recente concerto e álbum Joglar Shakesperean, no Palácio de Cristal, em Petrópolis. Em destaque, novas canções do teatro elisabetano de William Shakespeare, além de algumas das canções irlandesas e medievais reunidas nos álbuns anteriores, Joglar e Joglar Éireann, lançados no Projeto Joglar.
Criado pelo artista em 1990, Joglar tem como objetivo a pesquisa, interpretação e gravação de canções medievais, celtas e renascentistas, recolhidas em manuscritos e na convivência com comunidades falantes do Gaélige, ou Irlandês.
O trabalho inclui o estudo comparativo de línguas medievais vernáculas, originadas do Latim, como o Langue d’Oc, línguas de origem celta, como o Gaélige, e o Inglês Elisabetano, utilizado por William Shakespeare em suas obras para o teatro e poesia.
O concerto divide-se em quatro partes: na primeira, canções medievais, como Chanterai por mon Corage, referentes às Cruzadas e suas diversas visões, compostas na atual França entre os séculos XI e XIV; na segunda parte, canções catalãs do século XVII, em que lirismo e imaginário popular compõem melodias e textos refinados, como em Ell Fill Del Rei.
Na terceira parte, o canto irlandês, originado da síntese das culturas cristã e celta ocorrida desde o século VI. Transmitido e cantado pelas comunidades falantes do Gáelige, seus textos e melodias falam do exílio, da esperança do retorno e do amor à terra irlandesa; destaque para Béir Mó, canção do exílio e saudade do Condado de Dingle.
Na quarta parte, canções, ayres, das peças e personagens criados por William Shakespeare, na efervescência cultural da Inglaterra Elisabetana. Concebidas tanto para as tragédias, quanto para as comédias e dramas históricos, as canções expressam nuances sutis do caráter de seus personagens e cenas; em destaque, And Will He Not Come Again, cantada por Ophelia, em Hamlet, e Full Fathom Five, do Gênio Ariel, da Tempestade.
Para o concerto e a beleza do Palácio de Cristal, cenografia e Iluminação foram especialmente concebidos, proporcionando ao público uma rica experiência estética de imersão nos diferentes e sutis universos das canções dos séculos VI ao XVII.

SERVIÇO
Dia: 29 de outubro (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Palácio de Cristal
Ingressos a R$ 20,00







Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE