PUBLICIDADE


 




Apresentações de grupos folclóricos acontecerão aos sábados e domingos em novembro


Com o objetivo de valorizar a cultura dos colonizadores de Petrópolis, o Museu Imperial promove, desde abril de 2009, apresentações de grupos folclóricos alemães da cidade. A atividade ocorre sempre aos domingos, às 12h, mas, em novembro, ganhará mais espaço: durante este mês, acontecerá também aos sábados, às 15h.

Em cada dia, dois grupos folclóricos se apresentam no pátio do Palácio Imperial, trazendo o melhor da música e da dança germânicas. O evento, que tem duração de aproximadamente 30 minutos, é gratuito.
Conheça alguns dos grupos que se apresentarão ainda este ano:

Bergstadt: primeiro grupo de danças folclóricas criado em Petrópolis, o nome se refere à Cidade das Montanhas, uma homenagem ao próprio município serrano. O Berg, como é carinhosamente chamado, tem como objetivo resgatar hábitos e costumes alemães trazidos por antepassados, cultivando a música e a dança folclórica como expressão da cultural desse povo. No estandarte do grupo está a Catedral de São Pedro de Alcântara vista da Avenida Koeler.

Bauerngruppe: apresenta danças folclóricas alemãs de Petrópolis com repertório variado, repleto de coreografias alegres, incluindo as regiões da Baviera, Floresta Negra e Pomerânia. O Grupo Camponês faz menção à tradicional Bauernfest, festa típica alemã que acontece todos os anos em Petrópolis, no mês de julho.

Rheinland: trazendo como símbolo o brasão do estado Rheinland Pfalz, (oeste da Alemanha), local de onde partiram os primeiros colonizadores, a equipe faz uma homenagem àqueles que trabalharam no projeto urbanístico de Petrópolis, desenvolvido pelo engenheiro Júlio Frederico Koeler.

Blumenberg Volkstanz: é considerado o maior grupo folclórico de Petrópolis, com quatro categorias e aproximadamente 60 integrantes. Em seu estandarte, estão presentes a Ponte Vermelha e as Hortênsias, ícones petropolitanos, além de leões coroados e armados em vermelho e a Águia Prussiana, símbolos tipicamente germânicos que fazem referência aos colonizadores. 

Na bandeira, ainda estão as imagens da coroa imperial e o dragão, representando o fundador da cidade, o imperador d. Pedro II. Para mais informações, entre em contato com o Setor de Promoção do Museu: (24) 2245-4668 ou promocao@museuimperial.gov.br.


SERVIÇOS 
Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro - Petrópolis, RJ
visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h


PREÇOS 
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito
Apresentação de grupos folclóricos germânicos
Data: Sábados, às 15h, e domingos, às 12h
Local: Pátio do Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4668 / promocao@museuimperial.gov.br

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE