PUBLICIDADE


 

Uma das mais emblemáticas peças do Museu Imperial ganhará cara nova. A Carruagem Cerimonial de D. Pedro II, conhecida como Monte de Prata, será restaurada em 2011. A iniciativa, que conta com patrocínio da empresa petropolitana GE Celma, a partir da Lei de Incentivo à Cultura, permitirá a conservação desse patrimônio histórico. O restauro ocorrerá em uma sala de vidro, especialmente montada para que o público possa acompanhar o processo. Desse modo, estudantes, profissionais da área e interessados em geral poderão conhecer os procedimentos de restauração de uma peça museológica. É a primeira vez que a peça, construída em 1837, passa por esse tipo de intervenção.

A CARRUAGEM
A Carruagem cerimonial foi construída em 1837 pela firma britânica Pearce & Countz, fornecedora da Casa Real Inglesa, especialmente para a cerimônia de sagração e coroação de d. Pedro II, que ocorreu no dia 18 de julho de 1841. Era utilizada pelo imperador em ocasiões solenes, como os casamentos de suas duas filhas e a abertura da Assembléia Geral.
Puxada por oito cavalos, a carruagem foi confeccionada em prata e trazia os brasões do império, tendo ainda seus estofamentos e revestimentos em veludo germânico bordado. Devido ao nobre metal utilizado na sua confecção, era chamada pela população do Rio de Janeiro de "Monte de Prata". Também era conhecida como "Carro cor de cana", em função da sua coloração.

SERVIÇOS
Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro - Petrópolis, RJ
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h

PREÇOS:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE