PUBLICIDADE


 

A família imperial passou diversos natais em seu palácio de Petrópolis. D. Pedro II costumava subir a serra em novembro e, muitas vezes, só retornava à Corte após a Páscoa do ano seguinte. Essa era, aliás, uma prática comum: no século XIX, era hábito não só dos nobres, mas também de outras camadas sociais viajarem para seus sítios e propriedades rurais no final do ano. O pintor francês Jean Baptiste Debret registrou essa prática em seus quadros e descrições: “As festas do Natal e da Páscoa, sempre favorecidas no Brasil por um tempo magnífico, constituem épocas de divertimentos (...) o descanso é igualmente aproveitado pela classe média e pela classe alta (...), todos proprietários rurais e interessados, portanto, em fazer essa excursão em visita às suas usinas de açúcar ou plantações de café a sete ou oito léguas da capital”, escreveu.
Em homenagem a essa tradição, que tanto ligou o imperador à cidade, o Museu Imperial oferecerá uma programação de Natal com diversas atividades para os visitantes. Edições especiais e gratuitas de eventos prometem encantar petropolitanos e turistas nacionais e estrangeiros. Os visitantes devem ficar atentos ainda aos horários de visitação, que sofrerão alterações devido aos feriados.
Eventos especiais de Natal
O projeto Um Sarau Imperial terá duas apresentações especiais de Natal, nos dias 17 e 18 de dezembro, ambas com entrada franca. O texto da apresentação foi adaptado com referências natalinas, encontradas em documentos da família imperial que fazem parte do acervo do Arquivo Histórico do Museu.
Os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria do Museu de terça (14) a sábado (18), com um limite de dois ingressos por pessoa. As apresentações ocorrerão às 18h30 na Sala da Batalha.
No dia 19 de dezembro, domingo, será a vez da edição especial do Som e Luz, que também será gratuito mediante a retirada de ingressos na bilheteria. Os convites podem ser obtidos do dia 14 ao dia 19. Ao término do espetáculo, haverá uma apresentação de canções natalinas com o Coral do Colégio São Judas Tadeu.
Nos dias 24 (véspera de Natal), 25 (feriado de Natal), 31 (véspera de Ano Novo) e 01 (feriado do Dia Mundial da Paz) não haverá apresentações do Som e Luz e do Um Sarau Imperial.
Para mais informações sobre os eventos, ligue para (24) 2245-4668 (Setor de Promoção) ou (24) 2245-1907 (bilheteria).
Horários de funcionamento
Devido às Festas de fim de ano, o Museu Imperial terá horários diferenciados de visitação. Nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, respectivamente, a visitação ao Museu será feita em horário reduzido, das 11h às 14h.
Já nos feriados de 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Dia Mundial da Paz), o Museu não estará aberto à visitação pública.
SERVIÇOS
Um Sarau Imperial especial de Natal
Datas: 17 e 18 de dezembro de 2010
Horário: 18h30
Local: Sala da Batalha do Museu Imperial
Entrada gratuita mediante retirada de ingressos na bilheteria, de 14 a 18 de dezembro
Som e Luz especial de Natal
Data: 18 de dezembro de 2010
Horário: 20h
Local: Jardins do Museu Imperial
Entrada gratuita mediante retirada de ingressos na bilheteria, de 14 a 19 de dezembro
Alterações na visitação ao Museu Imperial
24 e 31/12: visitação das 11h às 14h
25/12 e 01/01: não haverá visitação

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE