PUBLICIDADE


 


N0 último dia 13 foi realizada a premiação do XXI Concurso Nacional de Poesia e do VI Concurso Nacional de Trova, promovidos pela ALAP (Academia de Letras e Artes de Paranapuã) no auditório da CONFALB/FALARJ na Lapa, Rio de Janeiro. O Concurso de Poesia reuniu 210 poesias de nove estados brasileiros: BA, GO, MG, MS, PE, PR, RJ, RS e SP. Já o de Trovas reuniu 126 trovas de sete estados brasileiros: CE, MG, PE, RJ, RN, RS e SP. O grande destaque ficou por conta de um jovem poeta de 15 anos, morador de Petrópolis: Filipe José Medon Affonso, que foi homenageado pela organização. Ele obteve o 1º lugar (medalha de ouro) na Categoria Juvenil do Concurso de Poesia com a poesia "Muito Prazer", porém seu maior feito foi sem dúvidas, a premiação do Concurso de Trovas, já que ele concorreu na Categoria Adulto e obteve a 3ª melhor colocação (medalha de bronze). Filipe já havia vencido em nossa cidade o Concurso de Poesia da Bauernfest 2010 como melhor intérprete, e II Concurso de Poesia Amor Demais organizado pela Academia de Poesia do Petropolitano F.C. e por Catarina Maul também como melhor intérprete e melhor poesia. Sua vitória no Concurso Nacional eleva ainda mais o nome de uma cidade com tantos eventos poéticos e grandes poetas. Estas são a sua trova e sua poesia:

TROVA
Linda, alegre, delirante,
De pele doce e macia,
Tem no olhar apaixonante,
O azul do amor que inebria.

MUITO PRAZER
Eu sou aquele que chora de alegria
Componho versos em plena melancolia
Venço os meus maiores medos
Despejo no papel no papel os meus segredos
Faço sentir melhor os sofredores
Uno com palavra grandes amores
Tenho fé no futuro das nossas crianças
Sou um sonhador, vivo de esperanças
Tenho sede de provar o meu valor
De bradar a todos sobre o meu amor
Meu coração acelera perto da mulher amada
Sorrio até quando não se pode dar risada
Acredito na vinda de novos tempos
Aproveito a vida em todos os seus momentos
Sou ladrão de ventos, já roubei a tempestade
Colho sorrisos, plantando felicidade
Faço da pedra bruta nascer uma flor
Protagonizo a minha vida, sou um ator
Acredito na beleza do amor verdadeiro
Não sou o último, nem o primeiro
Eis a minha identidade nada secreta:
Muito prazer, eu sou poeta.

1 Comentários

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

  1. Boa noite!

    Quero dar os parabéns ao jovem Filipe José Medon Affonso!

    Sou também de Petrópolis e fiquei muito orgulhoso!

    É a primeira vez que navego no Petrópolis em cena e gosto de tudo que vejo e leio.

    Se puderem,façam uma visita ao meu blog!

    Tenham uma ótima noite!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE