No dia 5 de março, sábado de Carnaval, é comemorado também o Dia Nacional da Música Clássica. Instituída em 2009 pelo presidente Lula, a data é uma homenagem ao aniversário do maestro Heitor Villa-Lobos. Para celebrá-la, o Museu Imperial oferecerá o III Concerto do Dia Nacional da Música Clássica, gratuito, a partir das 15h. O evento contará com o Coral e com a Orquestra de Câmara da Universidade Católica de Petrópolis, ambos regidos pelo maestro Antônio Gastão. Será a quarta vez que os grupos se apresentam no Museu Imperial, repetindo o sucesso do concerto de 2009 e de duas apresentações em 2010.
Fundada em fevereiro de 1997, a Orquestra de Câmara da UCP é uma orquestra-escola, combinando músicos experientes com jovens recém-iniciados na prática instrumental. Dedicando-se principalmente à Música Sacra, possui em seu repertório clássicos de Mozart, Bach, Schubert, Purcell e outros, além de obras modernas de compositores brasileiros, como Cézar Guerra-Peixe, Carlos Cruz e Ernani Aguiar.
Idealizado durante um Encontro Universitário no Seminário Diocesano em fevereiro de 1976, o Coral da Universidade Católica de Petrópolis realizou naquele mesmo ano as suas primeiras apresentações públicas. Dedica-se, especialmente, à Música Sacra. O grupo é aberto tanto à participação de alunos da universidade quanto de membros voluntários.
O maestro Gastão, responsável por ambos os grupos, é graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música e teve sua formação musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores. Gastão vem ainda contribuindo regularmente com a composição de trabalhos originais para a Orquestra UCP.
Veja o programa do III Concerto do Dia Nacional da Música Clássica:
H. VILLA-LOBOS – O Canto do Pajé
A. GASTÃO – Cantata de Resende
1. Abertura
2. Invocação
3. Os Puris
4. Os Bandeirantes
5. Nasce a Vila
6. Os Imigrantes

Solistas:
Alexandre Goulart (Barítono)
Michele Ramos (Soprano)

SERVIÇOS
Concerto do Dia Nacional da Música Clássica
Coral e Orquestra de Câmara da UCP
Data: 5 de março de 2011
Horário: 15h
Local: Sala da Batalha de Campo Grande - Museu Imperial
Entrada gratuita

Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro - Petrópolis, RJ
Tel.: (24) 2245-5550 / 2245-5560
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.