PUBLICIDADE


 

A companhia Teatro de Breque irá selecionar material de pessoas do Brasil inteiro para incorporar na montagem da peça COM AMOR que será apresentada na edição de 2011 do festival

O Teatro de Breque vai selecionar contribuições de pessoas de todo o país para incrementar a construção da peça COM AMOR, quarta montagem do grupo, que será apresentada esse ano na Mostra Novos Repertórios do Festival de Teatro de Curitiba.
Até o dia 27 de fevereiro o grupo vai receber os materiais de quem deseja compartilhar sua história de amor no espetáculo. Para participar basta enviar a história ou um trecho dela, em forma de texto, poesia, imagem ou música para o e-mail: projetocomamor@gmail.com Toda contribuição recebida será postada no blog do grupo www.teatrodebreque.wordpress.com assim que recebida e os trechos selecionados para incorporar a peça serão divulgados na página  e no Twitter da companhia (@teatrodebreque) no dia 1º de março. Os autores dos recortes usados na montagem terão seus nomes divulgados no programa da peça, ganharão dois convites para assistir a apresentação durante o Festival e receberão um kit especial com a gravação do espetáculo. Aqueles que não residirem em Curitiba e não puderem comparecer ao evento, receberão o kit em seus endereços.
O Festival de Curitiba é um dos festivais de teatro mais importantes do país, é o maior da América Latina, e já recebeu a visita de mais de 1,5 milhão de pessoas, desde a sua criação em 1992. No último ano a mostra apresentou quase 400 peças em sua programação, entre o Fringe e a Mostra Contemporânea. Além de promover encontros, cursos, palestras e oficinas sobre o assunto, o evento abre espaço para que os grupos também se organizem em mostras paralelas, como a Mostra Novos Repertórios, e desenvolvam outras formas de interação ao público. Dentro dessa abordagem e pensando na idéia de conteúdo colaborativo, muito utilizada nos últimos tempos por causa da internet e das redes sociais, o Teatro de Breque propõe essa nova forma de construção do texto dramático. “A técnica colaborativa já é bastante conhecida, principalmente pelas pessoas da área da tecnologia, e recentemente vem sendo usada por grandes artistas como o cineasta Tim Burton, que criou um conto colaborativo em seu perfil no Twitter. Outro exemplo é a banda Foo Fighters que está buscando na internet os diretores de seu novo vídeo-clipe”, conta a diretora da peça, Nina Rosa Sá. “Abrir esse espaço vai acrescentar muito à montagem e penso que para as pessoas será muito bacana ter um trecho de sua história de amor em uma peça de teatro”, diz Nina. 


COM AMOR
O espetáculo, que estreará no dia 05 de abril no Festival de Curitiba, narra a tentativa de afeto entre um homem e uma mulher separados espacialmente e donos de personalidades bastante divergentes. Eles trocam correspondências durante toda a sua curta vida em uma tentativa de aproximação, porém sem conseguir concretizar suas expectativas de amor.
A narrativa então pretende criar um panorama que visite toda a vida deste casal de amantes cujo amor – metaforicamente em relação à satisfação artística de um criador – não se consuma. Propõe-se, a partir deste ponto de partida, a brincadeira e o exercício do não diálogo. Pois já que se fala da dificuldade em se estabelecer um diálogo entre duas pessoas, radicaliza-se o conceito. Como duas pessoas de mundos tão diferentes que nutrem um afeto recíproco estabelecem algum tipo de contato?

Teatro de Breque
O Teatro de Breque surgiu em 2007 e sua pesquisa se alicerça na horizontalização do processo criativo e na quebra do ilusionismo, bem como na construção de dramaturgias de cena que tratem de temas e questões contemporâneas.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE