PUBLICIDADE


 

Cultura petropolitana em destaque
A noite de sexta-feira (18/03) foi marcada por mais uma edição do Prêmio Guerra-Peixe de Cultura. A grande festa levou ao Theatro D. Pedro, mais de 500 pessoas que prestigiaram os destaques da cultura de 2010. Criado em 2009 pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, a iniciativa tem como objetivo reconhecer o talento de produtores, artistas, escritores e todos aqueles que, durante todo o ano, trabalham para levar ao público o melhor da cultura de Petrópolis. Os indicados, que concorreram a estatueta em bronze artístico criada pelo escultor petropolitano Sérgio Cestari, foram divididos em 11 categorias: Música, Teatro, Dança, Artes Visuais, Literatura, Comunicação, Audiovisual, Produção Cultural, Categoria Especial, Notório Reconhecimento e Canto Coral (nova categoria inserida devido à grande tradição do segmento, na cidade).

Na categoria Notório Reconhecimento, o Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura deste ano fez uma justa homenagem ao Cartunista Lan (foto), residente em Pedro do Rio há 35 anos e que, há mais de 50, nos presenteia com seus desenhos cheios de curvas e bem humorados.

A homenagem foi marcada por uma encenação bem humorada de uma de suas charges, com a participação do ator Nathan Cardoso, o cantor Robson Axé e as passistas Andresa Glicério e Jane Maria.
Emocionado, Lan recebeu a estatueta das mãos do Prefeito Paulo Mustrangi que declarou publicamente a reprodução de uma charge do cartunista - feita especialmente para o Horto Mercado - e que será transformada em um painel no mesmo local.

Em seu discurso, Lan agradeceu a homenagem citando Nelson Cavaquinho:
"Quem quiser fazer por mim que faça agora, depois que eu morrer só quero preces".
Outro momento emocionante do evento foi a justa homenagem da Fundação de Cultura e Turismo para todos aqueles artistas que fizeram parte da história da cultura da cidade e que, em 2010, faleceram. São eles: Calau e Raul Lopes, Agenor Costa, Clara Pitzer, Flávio Antônio, Nando Terra e Luiz Antônio.


Confira abaixo os vencedores por categoria:
Msica: Dudu King
Teatro: En'Canta Noel
Dança: Lael Rocha
Artes Visuais: Roberto Franco Valente
Literatura: Fernando PY
Coral: Coral Municipal de Petrópolis
Comunicação: Caderno Lazer Tribuna de Petrópolis
Produção Cultural: Dell'Arte
Audiovisual: Geórgia Guerra Peixe
Categoria Especial: Banda 1º de setembro
Notório Reconhecimentyo: Lan

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE