Um evento no próximo dia 20 de maio, às 15h, na Comunidade Cristã Menino Jesus de Praga marca o início do primeiro núcleo de ensino de música nas comunidades da cidade de Petrópolis. Patrocinado pela GE Celma, o núcleo da Ação Social pela Música, coordenado pela violoncelista Fiorella Solares, trabalhará 86 crianças no ensino de flauta, canto coral, violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Todas as crianças são dos arredores da comunidade, que fica no bairro de Duarte da Silveira. São alunos das Escolas Municipais Santa Rita de Cássia e São João Batista.
Espera-se, com isso, que outras empresas da região animem-se e tenhamos diversos núcleos iguais espalhados pela cidade.

SOBRE O PROJETO
A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), Através de seus projetos sócio-educacionais dedica-se à criação de grupos instrumentais e de coros mediante o ensino coletivo e a interação comunitária junto à infância, e á adolescência.
ASMB não visa à formação de músicos profissionais. Trata-se de uma iniciativa que oferece às comunidades socioeconomicamente desfavorecidas, acesso à manifestação artística musical, entendendo-a como recurso de participação social e de expressão para a superação de iniqüidades sociais, portanto constitui-se em uma ação de cidadania.
Com o patrocínio da GE Celma e com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e apoio institucional da Mitra Diocesana de Petrópolis, a Ação Social pela Música do Brasil, atendendo a proposta do contra-turno escolar, desenvolve o núcleo Petrópolis, localizado na comunidade Castrioto, bairro Dias de Oliveira.
Implantado em março de 2011, no espaço Menino Jesus de Praga, localizado na rua Dias de Oliveira nº 560, o Núcleo Petrópolis atende e integra crianças e adolescentes de três comunidades; Duarte da Silveira, Capela e Castrioto.
São oferecidas aulas de teoria e percepção musical, canto coral, flauta doce prática de instrumento (violino, viola, violoncelo, contrabaixo) e atividade orquestral. Acontecem reuniões periódicas com as famílias, para informes e orientação às famílias para a criação de uma rede de apoio dos participantes. Para complementar as tais atividades ocorrem passeios que vêem enriquecer a formação cultural dos alunos.



Um comentário:

  1. Espero que possamos dar um futuro melhor para estas crianças e suas famílias através da música, independentemente do instrumento.

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