PUBLICIDADE


 

O mês de setembro chegou e com ele, uma das festas mais charmosas da Petrópolis Imperial: A Serra Serata – Festa Italiana de Petrópolis. O evento se consolidou no calendário oficial da cidade em 2010, oferecendo ao público uma programação diferenciada, totalmente gratuita.

A Serra Serata acontece de 02 a 07 de setembro, na Praça da Liberdade, que ganha ares de uma autêntica piazza italiana. A música animada, a dança, as deliciosas comidas típicas e tantos outros ícones da tradição italiana contagiam a cidade durante os seis dias em que é realizada.

Em 2010, a festa contou com mais de 30 apresentações culturais, com bandas de diversas localidades, palestras e seminários, além de oito restaurantes que garantiram os sabores do evento. O sucesso da festa resultou na presença de 50 mil visitantes e 100% de lotação da capacitação hoteleira do Centro Histórico.

Para 2011, muitas novidades foram preparadas. No dia 02, o grande show de abertura ficará por conta de Mafalda Minnozzi. A cantora, uma italiana apaixonada pelo Brasil, nos brindará com seu show "Arca Musicale".

Mafalda mescla o som e as cores da Itália mediterrânea com os sabores e os ritmos do Brasil multicultural. Na “Arca” a tradição encontra a atualidade, o som acústico encontra o som eletrônico, umas canções brasileiras encontram o idioma italiano.

No total serão 38 apresentações culturais que este ano, também abrangerão outras localidades como o Palácio Rio Negro, onde acontecerão palestras, Centro de Cultura Raul de Leoni com exposição e festival de cinema, Museu Imperial e Praça D. Pedro com apresentações do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza (SC). Nove restaurantes garantirão o melhor da gastronomia italiana, unindo a alegria da festa com os aromas e sabores de massas, pizzas, vinhos, entre outros.

A festa que surgiu da vontade de homenagear este povo tutti buona gente, agora também chega para reforçar a vocação da cidade para a realização de eventos de qualidade, o ano inteiro.



CONFIRA OS OUTROS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:

Grupo Finestra Del Cuore (SP)
O grupo foi criado com o propósito de inovar o mercado musical italiano, lançando em primeiro lugar o espetáculo IL Viaggiatore, que conta a história do imigrante italiano, de maneira divertida, diferente e contagiante.
Na Serra Serata apresentarão o show L’ Italia in Canto. Uma viagem por vários ritmos, estilos, décadas e um verdadeiro resgate da canção Italiana.
Uma verdadeira viagem por vários estilos musicais de outros países onde a essência é a língua Italiana, mas a grande inovação está exatamente em colocar este idioma em outros estilos musicais, como: anos 60; ritmos brasileiros e latinos; dance music e, claro, os grandes clássicos Italianos.

Fred Rovella (SP)
Figura obrigatória nas mais importantes festas italianas do Brasil, Fred Rovella entrou para o cenário musical com o grande sucesso Volare, de 1980, vendendo muito bem por todo o mundo. Especializado em canções italianas, participou de quase todos os programas de televisão do país, sempre reconhecido pela sua arte. Guarda com muito amor e carinho os discos de ouro e de prata que recebeu, bem como os troféus do Programa Sílvio Santos, entre muitos outros prêmios. Hoje sua agenda continua lotada, principalmente com festas típicas italianas realizadas em todo o país, nas quais participa como animador.

Trio de Bandolins Itália Brasil
Paulo Sá, Marcel Souza e Fábio Nin formam o Trio de Bandolins Itália/Brasil, que, através de um espetáculo inédito de alta qualidade artística, trazem para o público da Serra Serata repertório de músicas italianas dos séculos XIX e XX.
 
Italia Per Te (RJ)
O grupo musical Itália Per Te é formado por cantores e instrumentistas, com a finalidade de divulgar a música italiana, tanto a popular quanto a clássica.
Sob a direção musical de Marcelo Coutinho, o grupo apresenta em seus espetáculos, canções como “Musica Prohibita”, Cuore´ngrato”,“Torna Surriento”, “Ideale”, “Con te Partirò” além de clássicos da ópera como “O Mio Babbino Caro”, La Donne è Móbile”, “Brindisi da traviatta” e tantos outros sucessos do repertório italiano.
 
Academia Filarmônica de Sopros (Petrópolis)
Atualmente sobre a direção artística e regência de Marcelo Vieira, a Academia Filarmônica de Sopros - AFS é uma orquestra petropolitana composta exclusivamente por instrumentos de sopro e percussão, que se dedica à divulgação do repertório próprio para este tipo de formação e também às adaptações de grandes obras do repertório sinfônico. Criada em 1992 por um grupo de entusiastas, a AFS já traz em seu currículo vários concertos importantes realizados em nossa cidade, sendo certo que para o próximo concerto na Serra Serata, a AFS apresentará um programa basicamente de compositores italianos.

 
Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza (SC)
Fundado em 21 de fevereiro de 1991, em comemoração ao Centenário de Nova Veneza, o Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza nasceu da vontade destes oriundis em divulgar os usos, costumes e tradições dos imigrantes italianos que fundaram a cidade, marcando fortemente a história de seu povo com suas raízes.


Os Tenores Brasileiros (SP)
Armando Valsani e Nino Valsani são Os Tenores Brasileiros. Armando é o cantor mais requisitado pelas colônias italianas de todo o país que, juntamente com seu pai Nino Valsani, possuem uma discografia que conta com quatro discos e vinte e dois CD´s com repertório internacional.

 
Nívea Seabra & Banda (Petrópolis)
No Dia do Brasil, o grande destaque é Nívea Seabra. Cantora com formação autodidata iniciou sua trajetória aos doze anos. Integrou grupos musicais em Petrópolis, defendendo a valorização da MPB, tendo, assim, a oportunidade de trabalhar com grandes músicos da cidade. Numa proposta de repertório bem diversificado teve a possibilidade de atuar em diversos palcos levando música de qualidade não apenas ao público petropolitano, como ao de outras cidades da região. Além de uma bela voz, seu carisma e simpatia são marcas registradas em suas apresentações que hoje incluem música internacional e repertório dançante para ninguém ficar parado.

Nivea Seabra e Banda apresentarão músicas da MPB cuja
a proposta é trazer um novo talento da música brasileira interpretando
canções que grandes cantoras e cantores nacionais e internacionais
interpretaram, tais como: Elis Regina, Carpinters ,Djavan Elton John ,entre outros.

SERVIÇO
Serra Serata
02 a 07 de setembro
Local: Praça da Liberdade
Abertura dos festejos:
Sexta-feira, às 19h
Sábado e domingo, às 11h
Segunda e terça-feira, às 16h
Quarta-feira, às 11h
Programação completa: www.petropolis.rj.gov.br





Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE