PUBLICIDADE


 

A partir do dia 08 de novembro, o público poderá acompanhar o restauro de uma das mais emblemáticas peças do Museu Imperial: a berlinda de aparato de d. Pedro II, conhecida como “Monte de Prata” ou “Carro Cor de Cana”. A iniciativa, que conta com patrocínio da empresa petropolitana GE Celma, a partir da Lei de Incentivo à Cultura, permitirá a conservação desse patrimônio histórico.
O projeto foi iniciado há cerca de um ano, com a captação de recursos, aquisição de material, planejamento estratégico, adaptação do espaço e, mais recentemente, o desmonte das peças da viatura. No dia 08, será iniciado o processo de restauro em si, realizado às vistas do público. O procedimento ocorrerá na Galeria de Restauro, sala recém-inaugurada pelo Museu Imperial, anexa ao Pavilhão das Viaturas.
Além de poderem seguir a restauração de perto, estudantes, profissionais da área e outros interessados também poderão acompanhá-la através do portal do Museu Imperial (www.museuimperial.gov.br). Periodicamente, uma página especial será atualizada com informações e fotos do projeto.
É a primeira vez que a peça, construída em 1837, passa por uma intervenção tão complexa, que deve durar cerca de 12 meses. A restauração será feita diretamente pela equipe do Laboratório de Conservação e Restauração do Museu, que realizou a capacitação de pessoas da comunidade petropolitana para auxiliar no processo.
A Berlinda
A berlinda de aparato foi construída em 1837 pela firma britânica Pearce & Countz, fornecedora da Casa Real Inglesa, especialmente para a cerimônia de sagração e coroação de d. Pedro II, ocorrida no dia 18 de julho de 1841. Era utilizada pelo imperador em ocasiões solenes, como os casamentos de suas duas filhas, a abertura e o fechamento da Assembleia Geral.
A carruagem foi confeccionada em madeira e ferro e tem em seus elementos decorativos prata, madeira entalhada com folha de ouro e pintura que remete a cana de açúcar, couro, janelas em cristal, bordados e galões em fios dourados, estofamentos e revestimentos em veludo de algodão, etc. Era puxada a oito cavalos.

Serviços:
Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro - Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Assessoria de Imprensa
Bárbara Skaba
(24) 2245-7321

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE