PUBLICIDADE


 

Foto ilustrativa



Integrar as áreas de fotografia, turismo e hotelaria. Este é o objetivo do Clic! Petrópolis Festival de Fotografia, que vai ser realizado de 03 a 27 de novembro de 2011 em vários pontos da cidade. O evento, programado para acontecer no mesmo período do Petrópolis Gourmet, pretende mostrar aos visitantes e petropolitanos, o enorme potencial fotográfico existente na região, partindo de seus aspectos históricos até os dias de hoje.

 

A relação entre Petrópolis e a fotografia sempre foi muito intensa. D. Pedro II, em 1840, foi o primeiro fotógrafo a usar o daguerreótipo. Neste processo criado por Luiz Daguerre, em 1837, não há imagem negativa. Mais tarde, sendo um grande colecionador e mecenas dessa arte, o imperador atribuiu títulos e honrarias aos principais fotógrafos atuantes no país. E esses foram apenas os primeiros passos dessa história fotográfica. Na cidade, também foi criado, um dos mais antigos Foto Clubes do Rio de Janeiro, a Sociedade Petropolitana de Fotografia – SOPEF, fundada em janeiro de 1960.

 

O patrimônio natural, histórico, cultural e arquitetônico reconhecido mundialmente faz de Petrópolis fonte inesgotável para fotógrafos profissionais e amadores. A qualidade marcante desses artistas foi apresentada na primeira mostra de fotografia que a SOPEF realizou em 2010 comemorando seus 50 anos de fundação.

 

Claudio Partes, presidente da SOPEF, acredita que a parceria com o PC&VB agregou muitos benefícios ao projeto. "Este ano junto com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau buscamos dar mais visibilidade ao evento se comparado com o que organizamos no ano passado, além de reforçar a união de petropolitanos e turistas por um gosto em comum; a paixão pela fotografia", afirma.

 

Neste ano de 2011, o Clic! Petrópolis reúne exposições coletivas e individuais, projeções, palestras, oficinas, visitas técnicas, passeios fotográficos entre outras atividades no Centro Histórico e Itaipava, contando com o apoio e a parceria de vários profissionais e diversas instituições, entre elas o Museu Imperial, Casa Cláudio de Souza, CEFET/RJ - UnED Petrópolis e o Centro Cultural FASE.

 

As atividades são gratuitas e abertas a todos os públicos, sendo que apenas duas oficinas técnicas apresentam taxa de inscrição, mas com material incluso. Vários temas estão sendo oferecidos como: fotografia com celular, linguagem fotográfica, história da fotografia no Brasil, diversidade de linguagem, tema, formato e suporte, fotografia de natureza, de moda, de gastronomia.

 

Outro fator que alavanca o Clic! Petrópolis é a participação de nomes conhecidos no cenário fotográfico brasileiro e internacional como: Custódio Coimbra, Gabriel Paiva, Luiz Alvarenga (fotojornalismo), Alexander Landau (gastronomia), Ricardo Cruz (moda), Príamo Melo (natureza) e outros.

 

Para o Presidente do PC&VB, Bruno Wanderley, a cidade deve se acostumar com estes festivais. "A idéia é aos poucos inserir Petrópolis, com todo seu potencial dentro dos roteiros dos eventos fotográficos realizados no país, contribuindo para o turismo e a economia da região”, conclui.

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE