PUBLICIDADE


 

“Ao mestre Alceu, que nos andou preocupando tanto, neste fim de ano, feliz pelas notícias de já estar tudo bem, com os afetuosos cumprimentos de Rachel de Queiroz”. Dedicatória realizada em fevereiro de 1977 para Alceu Amoroso Lima, no livro: As Menininhas e outras Crônicas.
“A Dr. Alceu, que me iluminou, todo o meu afeto. Espero que o número 7 desses anos nos dê sorte. Aliás, a década toda”. Dedicatória de Clarice Lispector em janeiro de 1974 para Alceu Amoroso Lima, no livro: Água Viva.
As dedicatórias acima são algumas das surpresas reveladas no rico acervo literário da Biblioteca Tristão de Athaíde, do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL). Entre os títulos há ainda a memória viva do carinho e apreço de muitos nomes consagrados da literatura por Alceu Amoroso Lima. São sentimentos expostos em mais de 30 livros.
Além de Clarice Lispector (FOTO) e Rachel de Queiroz, os autores Manuel Bandeira, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Gilberto Freyre, Antonio Calado, Antoine de Saint-Exupéry e tantos outros presentearam Alceu com seus livros e dedicatórias.
O material faz parte do acervo pessoal de Alceu Amoroso Lima. Ensaísta, crítico literário, sociólogo e professor universitário, chegou a publicar cerca de 80 livros em português.
A Biblioteca Tristão de Athaíde – pseudônimo utilizado pelo escritor, divulga desde 1983 a vida e a mensagem do seu patrono aprofundando o compromisso com a liberdade, a justiça e os valores do ser humano.
O acervo compõe mais de 22 mil volumes composto por livros escritos por ele e de sua biblioteca particular, além de mais de 6 mil de outros livros que estão localizados no prédio da Universidade Candido Mendes (UCAM).
São títulos ligados a filosofia, sociologia, psicologia, estatística, política, economia, direito, administração pública, linguística, ciências aplicadas, artes, literatura, entre outros. A biblioteca é aberta ao público para pesquisa, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE