PUBLICIDADE


 



Filme inspira-se em livro que homenageia o cinema
O filme A invenção de Hugo Cabret recebeu cinco estatuetas no Oscar de 2012, em cerimônia realizada neste domingo em Los Angeles, Estados Unidos. Concorrendo em 11 categorias, foi o vencedor de Melhor Fotografia, Direção de Arte, Mixagem, Edição de Som e Efeitos Visuais. O livro homônimo de Brian Selznick, publicado por Edições SM, que inspirou a versão cinematográfica de Martin Scorsese, ganha no Brasil uma nova tiragem com distribuição nacional em parceria com a Editora Lafonte. O romance original reserva surpresas que não são vistas na telona.
Livro e filme contam a história do órfão Hugo Cabret, um menino de 12 anos que vive escondido em uma estação de trem na Paris dos anos 30, onde cuida da manutenção de gigantescos relógios, função anteriormente exercida por seu tio desaparecido. À noite, usando peças de brinquedos que ele furta de uma loja da estação, o menino tenta consertar um autômato, única lembrança que herdou do pai, para desvendar um enigma. Seus planos, porém, correm perigo. Ele é descoberto pelo dono da loja e pela curiosa Isabelle.
O livro oferece uma experiência diferente de leitura. O autor compôs a trama com textos e ilustrações que desenvolvem a história como em um story board: as quase 300 páginas de desenhos não se limitam a ilustrar os textos, mas assumem a função narrativa fundamental que as imagens têm no cinema, simulando primeiros planos, planos-sequência, zooms e fade-outs, recursos da sétima arte, a grande homenageada da obra.
Aclamado pela crítica mundial, escolhido pelo The New York Times como um dos melhores livros de 2007, A invenção de Hugo Cabret foi escrito originalmente em inglês e traduzido para 20 línguas. O tradutor da edição brasileira é Marcos Bagno, professor da Universidade de Brasília, que é também autor de livros infantojuvenis. Por esse trabalho obteve o prêmio de Melhor Tradução Jovem da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Certificado de Honra, categoria tradução, do International Board on Books for Young People (IBBY).
Sobre o autor - Brian Selznick nasceu nos Estados Unidos, em 1966. Ilustrador e escritor de livros infantojuvenis premiados, depois de formar-se na Rhode Island School of Design, trabalhou em uma livraria, onde aprendeu muito sobre livros infantis.

Título: A invenção de Hugo Cabret
Editora: Edições SM
Autor: Brian Selznick
Tradução: Marcos Bagno
Ilustrações: Brian Selznick
Formato: 14 × 21 cm
Número de páginas: 534
Preço: R$ 42,00
Indicação: Leitor fluente [a partir de 10/11 anos]
ISBN 978-85-7675-203-5
Temas: Aventura • Suspense • História do cinema • Amadurecimento

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE