PUBLICIDADE


 


A Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial vai ser palco do projeto “Encontros com a Boa Liga”, atividade educativa e literária da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga, que apoia e desenvolve projetos ligados ao Livro. A primeira atividade na Casa de Cláudio de Souza será realizada no próximo dia 28 de março, às 13h30, tendo como tema a “Leitura sensorial”. 
“Encontros com a Boa Liga” consiste em preparar professores, pedagogos, estudantes e outros profissionais de áreas afins para atuarem como “mediadores da leitura”. “A ideia é que os professores não apenas leiam para as crianças, mas estimulem a leitura, mostrem a riqueza e a magia dos livros, ensinem a escolher livros para a sua idade etc. Pensamos na leitura como uma atividade inerente e necessária ao ser humano”, afirma a pedagoga Francisca Valle, coordenadora da Fundação.
Segundo Francisca, a escolha da Casa de Cláudio de Souza para realizar parte das atividades não foi aleatória. “A Casa de Cláudio de Souza também é um espaço a ser ‘lido’ pelos professores, um espaço que leva o nome de um intelectual cuja preocupação era com a leitura e a arte. É muito importante para os professores conviverem com os espaços culturais de Petrópolis”.
Esta é a terceira edição do projeto “Encontros com a Boa Liga”, que é direcionado a professores das redes municipais de ensino de Petrópolis e Areal, mas aberto à participação de quaisquer interessados.  As atividades serão realizadas duas vezes por mês, uma na Casa de Cláudio de Souza e outra no sítio Boa Liga, em Pedro do Rio, espaço da Fundação Lygia Bojunga.
Cada encontro possui uma temática específica dentro do universo da leitura. O primeiro deste mês ocorreu no sítio Boa Liga no último dia 14, com o tema “Leitura como tecnologia”. O segundo de março – que será na Casa de Cláudio de Souza no dia 28 – vai explorar a leitura sensorial, que passa não só pela visão, mas também pelos demais sentidos.
O projeto acontecerá ainda nos dias 11/04, 09/05 e 06/06, no sítio Boa Liga, e nos dias 25/04, 23/05 e 20/06, na Casa de Cláudio de Souza. Os encontros são sempre das 13h30 às 17h.
Outras atividades educativas e literárias estão previstas para acontecer a partir da parceria da Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial e da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga. Uma delas são as rodas de leitura destinadas a professores da Divisão de Implementação da Leitura da Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis e ao público em geral.
A primeira roda de leitura vai ser sobre a escritora de literatura infantil Lygia Bojunga e será dividida em cinco etapas, nas seguintes datas: 11 e 25 de maio, 08 e 22 de junho, e 6 de julho, sempre às 18h, na Casa de Cláudio de Souza (Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis).

SERVIÇOS

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mailmimp.biblioteca@museus.gov.br)

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE