PUBLICIDADE


 


Em junho, a Rocambole, biblioteca infantil do Museu Imperial/Ibram, preparou uma programação especial voltada para o Dia Mundial do Meio Ambiente/Semana do Meio Ambiente, as festividades caipiras e o Dia da Língua Portuguesa. Ao longo do mês, ocorrerão atividades educativas, como leituras, oficinas e exibição de vídeo.
A Semana do Meio Ambiente será comemorada com três atividades. No dia 14, às 14h30, haverá contação de história do livro “As plantas”, de Israel Felzenszwalb.Nessa obra ilustrada, o autor leva para os pequenos leitores o universo das plantas de forma descontraída e informativa, tratando de assuntos que cada vez mais cedo entram em seus questionamentos, como natureza, ecologia e meio ambiente. Em seguida, as crianças participarão de oficina criativa com o uso de material de sucata e visitarão os jardins do Museu Imperial.
A segunda atividade será a contação do livro “O recreio da bicharada”, de Luciana Garcia, que acontecerá nos dias 15 e 27 de junho, às 14h. Utilizando os animais como metáfora, a obra apresenta uma fábula perspicaz que aborda a amizade e ensina a importância do respeito pelos outros. Após a contação, haverá um momento de leitura espontânea e contato com o acervo da Biblioteca Rocambole.
Já no dia 22, será realizada uma exibição de vídeo às 13h30, com a animação “O Lorax: Em busca da Trúfula perdida”. Adaptado de um conto do Dr. Seuss, o filme apresenta uma criatura da floresta que compartilha o eterno poder da esperança. O Lorax é simpático e ao mesmo tempo rabugento e vive preocupado com seu próprio mundo. É nesse mundo que o menino Ted vai parar quando procura realizar o sonho de sua amada, Audrey, que é ver uma árvore de verdade, algo em processo de extinção.
No dia 21, acontece a comemoração das festividades caipiras. Às 14h30, será oferecida a contação e exploração do livro “Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões”, de Ricardo Azevedo, seguida de oficina criativa em torno dos contos populares. A obra apresenta seis histórias, resultado do trabalho de pesquisa do autor, que, a partir de várias versões resgatadas da cultura popular brasileira, criou a sua própria história, mantendo sempre a essência do enredo original.
O Dia da Língua Portuguesa será lembrado em 28 de junho, quando acontece a Hora do Conto, seguida de oficina criativa de modelagem. A obra lida será “Asa de Papel”, de Marcelo Xavier, que apresenta uma sucessão de quadros bem-humorados formados a partir de personagens e objetos moldados em massa plástica, montados em pequenos cenários e fotografados. O tempo todo, a personagem está lendo um livro, que é apresentado como fonte de prazer, alegria, informação e sabedoria, como companhia e refúgio.
Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados. As instituições interessadas podem realizar o agendamento junto ao setor de Educação do Museu Imperial, através do telefone (24) 2245-7735.
A Biblioteca Rocambole funciona de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos, e na parte da tarde para atividades escolares agendadas. Seu acervo é composto de mais de 400 obras, entre as quais livros, revistas, gibis, dicionários, atlas e DVDs.
A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇOS
Biblioteca Rocambole
Funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e à tarde (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4182 / (24) 2245-4162
Agendamento para grupos escolares: (24) 2245-7735 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE