PUBLICIDADE


 


A partir de maio, a Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial irá realizar rodas de leitura gratuitas, em parceria com a Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga e a Academia Petropolitana de Educação. As atividades, que têm como objetivo incentivar e difundir a leitura, acontecerão nos dias 11 e 25 de maio, 08 e 22 de junho, e 6 de julho, às 18h30.
As rodas de leitura são abertas e destinadas a todas as idades. Segundo a pedagoga Francisca Valle, coordenadora da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga, o objetivo não é realizar formação literária ou fazer análises críticas das obras, mas sim despertar o prazer da leitura. “Os encontros são para pessoas que gostem de ler e para proporcionar o prazer de ler, para se reunir e socializar a leitura. Ler é uma ação libertadora e social, então nada melhor do que ler juntos”, declarou.
Em seu primeiro ano, os encontros irão explorar obras da escritora Lygia Bojunga, que incluem tanto livros de literatura infanto-juvenil quanto pequenos romances voltados para jovens e adultos. O objetivo é homenagear a escritora, que completa em 2012 seus 80 anos de idade, os 40 anos da publicação de seu primeiro livro (Os Colegas), os 30 anos do recebimento da Medalha Hans Christian Andersen (considerado o prêmio mais importante do mundo em literatura infanto-juvenil) e os 10 anos de criação da sua editora, a Casa Lygia Bojunga.
A escolha da Casa de Cláudio de Souza para realizar os primeiros encontros não foi por acaso. De acordo com Francisca Valle, além do simbolismo de ter sido a casa de um importante literato brasileiro, é importante utilizar o espaço de forma a levar a própria comunidade local a conhecê-lo.
“É um espaço cultural belíssimo, mas pouco conhecido do próprio petropolitano. É um ambiente tranquilo e aconchegante, que possibilita a realização de atividades variadas, desde rodas de leitura até apresentações teatrais. E o mais importante é que o titular da casa fez questão de que se transformasse em um espaço para atividades ligadas às artes”, afirmou a pedagoga.
Além da participação nas rodas de leitura, os eventos permitirão ainda aos interessados conhecerem a Casa de Cláudio de Souza. O espaço, construído no século XIX, oferece, além de sua própria arquitetura riquíssima, uma exposição sobre o escritor e uma biblioteca de literatura e artes. A Casa está localizada na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis.

SERVIÇOS
Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE