PUBLICIDADE


 


Coro de meninos mais antigo do Brasil comemora com gravações de cds

No dia 15 de agosto, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis completa 70 anos. Trajetória marcada por tradição e pioneirismo. O Coral dos Canarinhos de Petrópolis é o coro, formado por meninos, mais antigo do Brasil. Para marcar a data, os meninos estão entrando em estúdio para gravação de dois cd´s, um inédito que reúne músicas sacras brasileiras, todas contemporâneas; e outro de canções natalinas alemãs, que terá lançamento no Brasil e distribuição na Alemanha.


O Coral tem uma trajetória de muito trabalho e maravilhosas recompensas. Nesses 70 anos, foram realizadas mais de seis mil apresentações no Brasil e no exterior. 16 cd´s foram gravados, sendo que um deles, lançado na Alemanha, obteve tiragem de 300 mil exemplares. Cerca de 2,8 mil vozes já passaram pelo Coral, muitos desses meninos, seguiram a trajetória musical, como o próprio Maestro do Coro, Marco Aurélio Lischt.

“O coro é guardião da música sacra. Tem grande importância tanto para o cenário nacional como para o internacional, já que preserva e faz com que a música de qualidade tenha mercado”, afirmou o maestro.
Entram no currículo apresentações memoráveis. Por três vezes, os meninos cantaram para o Papa João Paulo II, elas aconteceram na década de 80, no Maracanã, em 1997, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro e, em 2000, na Praça São Pedro, em Roma. Entre as apresentações de maior destaque, o show realizado no Palácio Quitandinha, em dezembro de 2009, com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis, sucesso de crítica; A participação no Projeto Aquarius, em 2005, na praia de Copacabana, junto com a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. A apresentação entrou para o Guiness Book por ter sido a maior montagem de microfonação da história. Recentemente, os Meninos Cantores participaram do projeto +Criança na Rio +20, numa cerimônia presidida por Xuxa. 

O Coral tem hoje grande representatividade internacional. As vozes de timbre irretocável e o nível elevado em técnica, fizeram com que esses pequenos brasileiros caíssem no gosto europeu.  A primeira viagem internacional aconteceu em 1974, quando percorreram durante dois meses e meio a Itália e a Alemanha. Em 1979 e 1982, o coral esteve na Venezuela. O retorno à Alemanha aconteceu em 1991, com apenas seis cantores. Em 1993, a viagem aos Estados Unidos durou duas semanas, a penúltima turnê aconteceu em 2000 pela Europa, continente revisitado na turnê de 2011.

Agora, o desafio do Coral é gravar os cd´s. O Brasileiro, vai ser lançado em Dezembro e terá uma tiragem de 3 mil unidades. O de música sacra ainda não tem data, mas de acordo com o Maestro, as gravações já começam em agosto, no estúdio do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. O repertório foi selecionado para coro à capela. Para o maestro, poder gravar dois álbuns em um mesmo ano é motivo de muito orgulho: “Sabendo que o mercado de música erudita é restrito, estamos dando uma boa contribuição. Vemos muitos autores brasileiros escrevendo para coros e orquestras estrangeiras peças encomendadas. Poder gravar com um grupo brasileiro obras brasileiras é uma alegria. Estamos satisfeitos e realizados em poder contribuir para este mercado”, declarou.

Segundo Lischt, não existe no mercado brasileiro nenhum trabalho parecido ao que será lançado pelo coro, reunindo músicas sacras brasileiras contemporâneas. O repertório do cd foi baseado na turnê pela Europa, realizada pelo coro em 2011. Serão 14 canções dos compositores Ronaldo Miranda, Alexandre Schubert, Sergio di Sabbato, Ricardo Tacuchian, Calimerio Soares, Ernani Aguiar, Marco Aurélio Lischt, André Vidal, Florêncio de Almeida Lima, Liduino Pitombeira e João Guilherme Ripper.

“A receptividade do programa da turnê 2011 foi muito grande. O público assistia a apresentação e queria o cd. Por isso, vamos lançá-lo”, explicou o maestro, sem descartar a possibilidade de realizar uma próxima turnê.



SERVIÇO
Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis
Rua Santos Dumont, 355 – Petrópolis/RJ
Telefone: (24) 2104-4100 ou 2104-4141

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE