Além do Dia das Crianças, serão homenageados os dias do Professor, do Poeta e do Livro

Em outubro, a biblioteca infantil Rocambole oferecerá uma programação especial em homenagem ao Dia do Poeta, ao Dia das Crianças, ao Dia do Professor e ao Dia Nacional do Livro. Ao longo do mês, haverá atividades educativas, como contações de histórias e oficinas.
Nos dias 10 e 24, às 14h30, haverá “Hora do Conto” com o livro “A caligrafia de Dona Sofia”, de André Neves. A obra narra a história da professora aposentada Dona Sofia, que adora ler, especialmente poesia. Um dia, resolve fazer cartões poéticos que seu amigo, o carteiro Ananias, passa a distribuir entre os moradores da cidade. Aos poucos, a poesia vai tomando conta da vida de todos, descortinando um mundo secreto, repleto de sabedoria, luz e sensibilidade.
Em 11 de outubro, às 14h30, acontece a contação do livro “Toda criança gosta...”, de Bia Hetzel e Mariana Massarani. Ao lembrar o que “toda criança gosta”, as autoras criaram um conjunto de valores capazes de promover a simpatia, a cooperação e a confiança entre as mais diferentes pessoas. Ao perceber afinidades, a criança se reconhece como parte de uma mesma humanidade e abre seu coração ao mundo. Após a leitura, haverá oficina criativa realizada por uma arte-educadora.
Nos dias 17 e 31, o livro explorado será “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque, com início às 14h30. Considerado um clássico da literatura infantil brasileira, o livro, em nova edição, traz o traço premiado de Ziraldo. A história fala sobre Chapeuzinho, uma bela menina que sofre de um mal terrível: sente medo do medo. Enfrentando o desconhecido – o lobo –, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver. Com sensibilidade, Chico Buarque, compositor e escritor, constrói um texto em que a linguagem é um grande jogo.
Em homenagem ao Dia Nacional do Livro, no dia 18, às 14h30, será oferecida a contação da obra “É um livro”, de Lane Smith. A história retrata o embate entre o livro impresso e o digital e, ao mesmo tempo, realiza uma declaração de amor às páginas de papel em uma era tecnológica que cada vez mais aperfeiçoa os e-books. Após a contação, as crianças participarão de uma oficina criativa.
Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (24) 2245-7735, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.
A Biblioteca Rocambole funciona às terças-feiras, das 14h às 17h, e de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. De quarta a sexta, na parte da tarde, o espaço abre para as atividades escolares agendadas. Seu acervo é composto por cerca de 500 títulos, entre os quais livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.
A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca:http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇOS
Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça-feira, das 14h às 17h; de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4182 / (24) 2245-4162
Agendamento para grupos escolares: (24) 2245-7735 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.