PUBLICIDADE


 


No próximo domingo, 14 de outubro, o Cine Teatro Museu Imperial recebe um dos mais importantes quartetos de cordas brasileiros da atualidade, o Quarteto Radamés Gnattali. O concerto de música de câmara terá início às 16h, com entrada gratuita.
Os ingressos são limitados e, para garantir o lugar, os interessados poderão retirar convites antecipadamente na bilheteria do Museu a partir desta terça-feira, 09 de outubro, das 11h às 17h30.
A apresentação faz parte de uma série intitulada “A história dos quartetos de cordas em quatro concertos”. No Museu, acontece o quarto concerto, com um repertório formado por Haydn, Schubert, Villa-Lobos e Neder Nassaro. Os outros três ocorreram na Casa de Artes de Paquetá, no Centro de Referência da Música Carioca e no Museu Villa-Lobos.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2245-4668 ou pelo e-mail mimp.someluz@museus.gov.br. Para conhecer o Quarteto Radamés Gnattali acesse www.quartetoradames.com.br.

O QUARTETO
O Quarteto Radamés Gnattali nasceu em 2006 com o encontro de quatro instrumentistas que, homenageando um dos maiores gênios da música brasileira, investiram na aproximação entre a produção de câmara latino-americana e o público contemporâneo. Os concertos do Quarteto começaram no Rio de Janeiro, onde está sediado, e logo foram ganhando destaque também na agenda cultural de outras cidades do país, contemplando compositores consagrados e outros em ascensão.
Vencedor do XIII Prêmio Carlos Gomes, o Quarteto já levou o repertório de câmara brasileiro às Américas do Norte e do Sul, à Europa e à África, construindo um espaço singular como expressão da música de concerto feita hoje no Brasil. Ao longo de sua trajetória, o grupo vem estabelecendo uma relação de intimidade com os compositores do país e colecionando elogios da crítica especializada, como a revista britânica The Strad, que destacou “a vida e a intensidade, a interpretação enérgica” do Quarteto captadas em seu primeiro disco lançado, Quadro Brasil.
Além de participar de importantes festivais de música de câmara, o conjunto também se dedica a compartilhar suas experiências em oportunidades como workshops e concertos didáticos, tornando possível a troca com outros músicos e o público. Essa tem sido uma missão empreendida a cada projeto que o Quarteto desenvolve: conjugar toda a riqueza e precisão da música de concerto com uma abordagem renovada, que procura trazer à tona as intenções e sugestões de cada obra. Em suas iniciativas de caráter pedagógico, apresentações ou gravações, o grupo explora a atualidade de criadores como Gnattali, Guarnieri, Santoro e Villa-Lobos, mestres cuja marca inventiva inspira esses quatro novos intérpretes a continuamente ampliarem o horizonte artístico e social de sua música.

SERVIÇOS
Concerto do Quarteto Radamés Gnattali
Data: 14 de outubro de 2012 – 16h
Local: Cine Teatro Museu Imperial
Entrada franca, mediante retirada de convites na bilheteria do Museu
Informações: (24) 2245-4668 / mimp.someluz@museus.gov.br

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Twitter: @museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE