Lançamento marca os 70 anos do Coral de Meninos mais antigo do Brasil
O Coral dos Canarinhos de Petrópolis, o mais antigo do Brasil formado por meninos, encerra o ano com importantes empreendimentos na discografia brasileira e internacional. Em agosto, o Coral completou 70 anos. Para marcar a data, serão lançados 2 CD´s: um que reúne músicas sacras brasileiras, todas contemporâneas; e outro com canções natalinas alemãs, que contém ainda, duas músicas brasileiras e uma argentina, com distribuição no Brasil e Alemanha.
O lançamento  do CD “Christus est Natus” em 2009 com um repertório, em sua maioria, de compositores alemães, rendeu 300 mil cópias na Alemanha. Este CD foi patrocinado pela Missionszentrale der Franziskaner ou Central das Missões dos Franciscanos, entidade católica, que apóia países em desenvolvimento. O sucesso do CD em 2009 fez com que a entidade, patrocinasse mais um CD, desta vez com o título“Ó vinde ver já nasceu”: “É um CD de Natal de músicas tradicionais européias, cantadas em alemão e com 3 obras latino-americanas. O CD terá 150 mil cópias distribuídas na Alemanha, e mil no Brasil.” adianta o Maestro do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, Marco Aurélio Lischt. O lançamento do CD vai ocorrer no dia 15 de dezembro, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus às 20h, por ocasião do concerto de natal do IMCP. Entrada Franca.
Antes disso, no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, será lançado, no dia 08 de dezembro, o inédito CD de Músicas Sacras Brasileiras, de artistas contemporâneos: “Reflexos do Brasil”. O álbum terá 3 mil cópias. A expectativa é de que o trabalho sirva para difundir o estilo e despertar o interesse em outros compositores para escreverem música sacra no Brasil. “Esse CD é muito esperado no meio musical, talvez seja o único que reúna tantos compositores atuais que se interessam pela música sacra. As composições nunca foram gravadas e algumas foram escritas especialmente para o nosso coral, por grandes compositores, que têm reconhecimento internacional e que escrevem para grandes orquestras ou ainda para várias formações instrumentais”, explica o maestro. Na festa de lançamento, estarão presentes antigos cantores canarinhos e importantes nomes do cenário artístico, sendo o evento restrito a convidados.
Os CDs foram gravados em agosto, no estúdio do próprio Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Foram três meses entre ensaios e gravações. Eles vão estar disponíveis para a venda, no próprio Instituto dos Canarinhos de Petrópolis, pelo valor de R$ 25,00, cada. 

HISTÓRIA DE SUCESSO
Conhecidos internacionalmente graças às vozes de timbre irretocável e pelo alto nível de preparação técnica, os Meninos Cantores de Petrópolis levaram um pouco da cultura nacional e o nome da Cidade Imperial para diversos cantos do mundo. 
Com um histórico invejável, os 2,8 mil meninos cantores, que passaram pelo coro nestes 70 anos, realizaram mais de seis mil apresentações no Brasil e no exterior, gravaram 16 cd’s, participaram da gravação de um DVD e de três filmes.
Entre as principais apresentações, estão o show realizado no Palácio Quitandinha, em dezembro de 2009, com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis, que levou o público ao delírio. Em 2005, o coral participou do Projeto Aquarius, na Praia de Copacabana, junto com a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. A apresentação entrou para o Guiness Book por ter sido a maior montagem de microfonação da história. As três apresentações feitas para o Papa João Paulo II também marcaram a história do coro: na década de 80, no Maracanã, em 1997, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro e, em 2000, na Praça São Pedro, em Roma. Recentemente, os Meninos Cantores participaram do projeto +Criança na Rio +20.
A primeira viagem internacional dos Meninos Cantores aconteceu em 1974, quando percorreram durante dois meses e meio a Itália e a Alemanha. Em 1979 e 1982, o coral esteve na Venezuela. O retorno à Alemanha aconteceu em 1991, com apenas seis cantores. Em 1993, a viagem aos Estados Unidos durou duas semanas e a penúltima turnê aconteceu em 2000 pela Europa.

SERVIÇO
Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis
Rua Santos Dumont, 355 – Petrópolis/RJ
Telefone: (24) 2104-4100 ou 2104-4141
www.canarinhos.com.br

FONTE: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.