O Museu Imperial está prestes a receber uma importante doação: a partir de dezembro, seu acervo passará a contar com peças do Museu de Armas Ferreira da Cunha. A cerimônia de entrega acontecerá na próxima quarta-feira, dia 05, às 15h, no Cine Teatro Museu Imperial, e será seguida de uma palestra do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).
As peças doadas serão uma espada de Gastão de Orleans, o conde d’Eu, marido da princesa d. Isabel, e um brinquedo de d. Pedro II quando criança, no formato de uma espingarda. “A incorporação dos itens complementará o acervo da instituição, uma vez que a espada do conde d´Eu é uma peça do período do seu casamento com a princesa d. Isabel, e o brinquedo de d. Pedro II é um item que humaniza a figura do imperador menino”, afirma o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr.
Após a cerimônia, às 15h30, será realizada a Sessão da CEPHAS (Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas), do IHGB. A palestra será proferida pelo historiador e presidente do Instituto, prof. Dr. Arno Wehling, e abordará o tema “A história e a construção do Estado e da Nação: nas origens do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro”.
Além de presidente do IHGB, o Wehling é membro das academias nacionais de História do Paraguai, Espanha, Portugal, Argentina, Uruguai, Venezuela e Colômbia, de institutos históricos estaduais e da Academia das Ciências de Lisboa, professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), pesquisador do CNPq e Conselheiro do IPHAN. Possui cerca de 120 trabalhos publicados nas áreas de teoria da história/historiografia e história do direito e das instituições, entre livros, capítulos em obras coletivas e artigos em periódicos especializados.
O IHGB nasceu em 1838, a partir da aspiração de uma entidade que refletisse a nação brasileira que, não muito antes, conquistara a sua Independência. Seu patrono foi d. Pedro II, a quem foi dado o título de Protetor. O imperador incentivou e financiou pesquisas, fez doações valiosas, cedeu uma sala no Paço Imperial para sede do Instituto em seus passos iniciais e presidiu mais de 500 sessões.
Ambos os eventos têm entrada franca e fazem parte das comemorações pelo aniversário de d. Pedro II, nascido em 02 de dezembro de 1825. No próprio dia 02, domingo, o Museu Imperial terá visitação gratuita e oferecerá dois concertos: um com o conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis, às 16h, e outro com o Coral Dó Ré Mi – Coro Modelo do Programa Canta Petrópolis, às 19h. O Coral lançará, na ocasião, o seu clipe de Natal, filmado no Museu.
O Cine Teatro Museu Imperial fica no Bosque do Imperador, s/n, Centro, Petrópolis (entrada dos fundos do Museu Imperial). Para mais informações, acesse www.museuimperial.gov.br ou entre em contato pelo e-mail mimp.promocao@museus.gov.br ou pelo telefone (24) 2245-4668.

SERVIÇOS
Comemorações pelo aniversário de d. Pedro II
Concerto do conjunto Anima e Cuore
Data: 02 de dezembro de 2012 – 16h
Entrada franca, mediante retirada de convites na bilheteria do Museu
Apresentação do Coro Dó Ré Mi
Data: 02 de dezembro de 2012 – 19h
Entrada franca, mediante retirada de convites na bilheteria do Museu
Cerimônia de doações, seguida de Sessão da CEPHAS/IHGB
Data: 05 de dezembro de 2012 – 15h
Entrada franca
Local dos eventos: Cine Teatro Museu Imperial – Bosque do Imperador, s/n, Centro, Petrópolis
Informações: mimp.promocao@museus.gov.br / (24) 2245-4668

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Twitter: @museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

PREÇOS:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

FONTE: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.