Considerado braço direito de Hermeto Pascoal (com quem toca há três décadas), o músico Itiberê Zuwarg lança em Petrópolis, no dia 6 de dezembro no Theatro Dom Pedro, seu mais novo CD chamado "Identidade," em que ratifica a filosofia de "música universal".  Com nova formação, e nova assinatura, o Itiberê Zwarg e Grupo aposta no talento de seus integrantes – que se revezam em seus instrumentos – para encantar as plateias com sua "música universal". O grupo passou por diversas modificações ao longo dos anos. A nova formação, com oito integrantes, é consequência natural de sua evolução artística. A coesão sonora, o aprimoramento técnico e o jogo de cena explicam bem essa evolução. A apresentação do integra o 5º Circuito Estadual das Artes, que ainda leva o músico para São João de Meriti (18/12) e Rio das Ostras (18/01).
 “O meu conceito de solo é diferente do do jazz. A cozinha (músicos que sustentam a base da banda) não está lá para fazer groove para o solista. Ela costura o solo com ele, todos improvisam juntos. O solista universal (discípulo de Hermeto Pascoal e baixista de sua banda há 30 anos, Itiberê segue o conceito de "música universal" criado pelo mestre) está tocando e ouvindo ao mesmo tempo”,  diz Zwarg, que ao final da apresentação faz um bate-papo com o público do teatro.
O CD ‘Identidade’ soa como uma biografia musical de Itiberê Zwarg. Retalhos de memória, frações de afeto, laços familiares, vestígios de muitas trilhas percorridas. Estão ali registradas a musicalidade da primeira infância (com pai, irmãos e tio), suas escolas (com a onipresença de Hermeto Pascoal), suas criações (quase todas as músicas e arranjos do disco), seus filhos (Ajurinã e Mariana que pertencem ao Itiberê Zwarg Grupo) e seu neto (o pequeno Lucas, que faz uma participação em uma das faixas). Tudo ali é identidade. Tudo é memória e história – do que foi, do que é, e do que ainda será.

SERVIÇO
Show Itiberê Zwarg e Grupo - lançamento do CD "Identidade"
Data: 06 de dezembro de 2012
Horário: 20h
Local: Theatro Dom Pedro
Endereço: Praça Expedicionários, s/nº – Centro
Tel.: 24 - 2235 3833
Ingresso: R$ 10,00 inteira
Capacidade: 500 lugares
Classificação Etária: Livre
Atividade paralela: Bate Papo com o público após os shows

O CD
São 18 faixas. todas compostas por Itiberê Zwarg, com exceção de "Bem vindos todos juntos na pindaíba!", de Hermeto Pascoal.
1.     Identidade - parte I
2.     Quem entender morre
3.     Na casa do Can
4.     No sarau da Laurinda
5.     Na careca do padre
6.     Alameda dos Sorimãns 150
7.     Na teia do aconchego
8.     Forró das arábias
9.     Passaporte
10.   Identidade - parte II
11.   Bontempo
12.   Atravessando fronteiras
13.   Bem vindos todos juntos na pindaíba!
14.   Vida leve
15.   Identidade - parte III
16.   Diamantino
17.   Galopada
18.   Pro Lucas

DE ITIBERÊ ORQUESTRA FAMÍLIA PARA ITIBERÊ ZWARG E GRUPO:
A Itiberê Orquestra Família foi fundada em 1999 por seu líder - o compositor , arranjador e multiinstrumentista Itiberê Zwarg. A orquestra foi criada a partir de oficinas ministradas por Itiberê na Proarte, Rio de Janeiro, e sempre mostrou um trabalho lastreado no conceito da música universal , criado por Hermeto Paschoal, com quem Itiberê trabalha como contrabaixista desde 1977.
Em 2001 o grupo sai lança seu primeiro CD, "Pedra do Espia", eleito um dos 10 melhores do ano pelo jornal "O GLOBO", com shows de lançamento no Rio de Janeiro, Petrópolis, Nova Friburgo e São Paulo. A partir daí o grupo passa a se apresentar nos principais teatros e centros culturais do Brasil. Em 2003 participa como convidado especial da gravação do CD " Mundo Verde Esperança" de Hermeto Pascoal e Grupo.
Em 2004, faz uma turnê pelo sul do Brasil (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre) e faz um show na Sala São Paulo, já apresentando o repertório de seu próximo CD, "Calendário do Som". Ainda em 2004 Itiberê é convidado para compor e gravar com o grupo a trilha sonora do filme" TO 55, Estrada das Vidas". Em 2005 Itiberê é contempaldo com uma bolsa de composição na última edição do projeto "VITAE COMPOSITOR" , para compor para a "Itiberê Orquestra Família".
Em 2006 lança o CD " Calendário do Som", e sua turnê de lançamento é patrocinada pela Natura, com shows em Salvador,Rio de Janeiro,Belo Horizonte,Maringá , Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Montevidéo (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).
Em 2007 o grupo volta à Argentina para ministrar uma oficina de música universal liderada por Itiberê com duração de uma semana na "Universidad Nacional Del Litoral" (Santa Fé/ AR); e para um show em Buenos Aires no espaço La Trastienda.
Em 2008 o grupo se apresenta em várias cidades do Brasil com o Projeto " Novas Orquestras", do Centro Cultural Banco do Brasil, e grava uma participação em duas faixas no CD " Igual a mi corazón" da cantora argentina Liliana Herrero.
Em 2009 o grupo é contemplado no "Projeto Pixinguinha/ Funarte" , onde recebeu um prêmio para a gravação do seu terceiro CD, "Contrastes", e para realizar shows de lançamento em Macaé, Petrópolis e Rio de Janeiro(Teatro da Caixa). O grupo também se apresenta na "Mostra do Cariri", no Ceará, se apresentando nas cidades do Crato, Nova Olinda e Pontengi.
Em 2010 o grupo continua a revelar uma música de grande riqueza harmônica, rítmica e melódica, mas conquista um amadurecimento de seu trabalho e uma identidade universal mais apurada, passando a se chamar "Itiberê Zwarg e Grupo", com oito integrantes, todos multiinstumentistas. Ainda em 2010, começa a preparar o repertório para a gravação do próximo CD, e grava o programa de televisão "SESC Instrumental Brasil", no SESC Paulista. Em 2011, grava o programa "Palco Móvel" da TV Brasil, e faz dois shows no Sesc Pompéia - SP. Em 2012 inicia a gravação do novo CD "Identidade", com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, e se apresenta no projeto Quintas no BNDES.

FONTE: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.