PUBLICIDADE


 

 







No dia 21 de março, terá início o projeto “Arte Brasil - um giro pela nossa trajetória artística”, na Casa de Cláudio de Souza (Museu Imperial/Ibram). Sob coordenação da artista plástica Graça Pimentel, o projeto consiste em palestras que, através de temáticas específicas, contam um pouco da História da Arte no Brasil. A entrada é gratuita.

Os encontros acontecerão mensalmente, ao longo de todo o ano, sempre às 19h. A primeira palestra, em 21 de março, será ministrada por Graça Pimentel e abordará a chegada dos artistas franceses no Brasil durante a transferência da Corte Portuguesa para o Rio de Janeiro.


Confira o restante da programação do primeiro semestre:
- 18 de abril: “A Estética na Arte”, com Isli Melanie Gabrich
- 16 de maio: “Vida e obra de Etienne Demonte”, com André Demonte e Renato Serra
- 20 de junho: “Obras de Vick Muniz”, com Bia Penna


O objetivo do projeto é formar público e criar interesse, principalmente nos jovens, sobre Arte. As palestras apresentam-se como uma forma de motivar o conhecimento e informar o percurso da arte brasileira desde a vinda da família real portuguesa para o país.

“Com imagens dos principais artistas e obras que contribuíram para a trajetória da produção artística brasileira, acompanhadas por comentários que ajudam na compreensão de suas linguagens, o ciclo de palestras busca dar um caráter dinâmico e atraente ao procedimento pedagógico sem reduzir ou simplificar o potencial da criação”, afirma Graça Pimentel. “Dedicamos estes eventos a todos os estudantes e profissionais do campo artístico. Será muito bem-vindo também o público em geral, os interessados pela arte e sua trajetória no Brasil”.

Formada em Desenho Artístico pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Graça Pimentel é artista plástica desde 1980, quando iniciou a carreira com exposições em Petrópolis. Na década de 1990, tornou-se professora de pintura. Possui obras em quatro catálogos e acumula prêmios em diversas cidades do país. Já participou de 13 exposições individuais e 60 coletivas, no Brasil e no exterior, como Itália, França, EUA e Espanha.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. O espaço, doado ao Museu Imperial pelo escritor e teatrólogo Cláudio de Souza, recebe eventos artísticos e culturais, além de abrigar exposições sobre seu titular. A casa também está aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 11h às 18h, com entrada franca.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br ou pelo telefone (24) 2245-3418.

SERVIÇOS
Arte Brasil - um giro pela nossa trajetória artística
Datas: 21/03, 18/04, 16/05 e 20/06 – 19h
Local: Casa de Cláudio de Souza
Entrada franca

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE