PUBLICIDADE


 




No dia de seu aniversário, Petrópolis ganha novo espaço cultural valorizando a arte das artesãs e os ícones locais

Após 32 anos de trabalho, dos quais 10 com o projeto Sentimentos do Rio, focando bairros cariocas e valorizando o cotidiano da Zona Sul e da Zona Norte da Cidade, o artista plástico Cocco Barçante abrirá em 16 de março, em Petrópolis, a Casa de Cultura que leva o seu nome.
Neste novo ciclo na trajetória do artista – que mora em Petrópolis, desde 1988 - o espaço terá exposição permanente “com os painéis que contam um pouco da história do Rio nestes 10 anos: A revitalização da Lapa, a necessidade de preservação do Largo do Boticário, a Casa dos Abacaxis no Cosme Velho, o dilema do Museu de Arte Naif, os 80 anos do Cristo Redentor, a pacificação etc”, Cocco Barçante explica
Os painéis foram elaborados em parceria com artesãs de comunidades da cidade e do estado, construindo-se o conceito de união entre partes da sociedade até então tidas como díspares. “Em 2002, início do projeto, o município carioca vivia os conflitos da cidade partida. Queríamos uma cidade cerzida”, Cocco Barçante relembra, acrescentando que “a cidade pacificada era um conceito para ser construído”, hoje uma realidade que vem se consolidando nas comunidades e presença real na confecção dos painéis criados pelo artista e bordados pelas artesãs. Que também exibirão suas produções feitas nos grupos a que pertencem em suas respectivas comunidades.
A Casa de Cultura Cocco Barçante não será um espaço apenas para a contemplação das obras expostas. Além das exposições terá cursos regulares ensinando as técnicas empregadas na criação dos painéis (estamparia, pintura em tecido, criação com retalhos, técnica de bordados); e atendimento em parceria com o Centro de Direitos Humanos de Petrópolis com cursos gratuitos de arte terapia ministrados pelo próprio artista.
- Na abertura do espaço, que coincide com o aniversário de 170 anos da cidade, estarei lançando a coleção "para Petrópolis", inspirada no estilo de vida e nos ícones locais. Será uma coleção de moda, bolsas, mochilas e camisetas com estampas artesanais e digitais. Valorizando a identidade e o artesanato da cidade, terei a parceria da bordadeira Jandira Lage, moradora de Petrópolis e integrante da Ong Criola”, conclui, Barçante.


PAINÉIS, EM ORDEM DE CRIAÇÃO:
2002- Sentimentos do Rio
2003- Nós e a Lapa
2003-Carioca
2004- Redentor
2004- Diversidade I e II
2005- Ipanema
2005- Comunidades
2006- Cidade Cerzida
2007- Sou da Tijuca
2010- No Cristo
2011- Harmonia
2012- A peça tridimensional com 1.6m de altura com as letras da palavra RIO
2013- Casa de Cultura

Durante este período Cocco Barçante participou de mais de 150 eventos e exposições no Rio, Madri, Paris e Shangai, divulgando o trabalho e as coleções de moda inspiradas em cada painel.

CASA DE CULTURA COCCO BARÇANTE
Rua Coronel Veiga, nº 1734, Petrópolis CEP: 25.655-158
Abertura: 16 de março
Horário: 13h às 18h

CONTATO:
www.coccobarcante.com.br
cocco_barcante@yahoo.com.br
Facebook: Casa de Cultura Cocco Barçante
(24) 3111-4944 / (21) 9918-1887

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE