PUBLICIDADE


 




Sábado, dia 20 de julho, serão comemorados os 140 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont. A Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, irá homenagear o brasileiro que deixou sua marca na história da humanidade e da cidade na qual viveu por vários anos e onde construiu a casa de seus sonhos, a “Encantada”, um chalé hoje transformado em museu.

“Aqui tudo bem, Petrópolis nunca tão linda como este ano!” confidenciou Santos Dumont , em carta ao amigo De Lamare, no mesmo ano da construção. Para reviver a atmosfera da época em que o pioneiro da aviação desenvolvia seus projetos na casa, a prefeitura abrirá as portas do museu gratuitamente a todos os visitantes ao longo do dia. E mais: ali poderão vislumbrar os passos do inventor com a performance dos atores Sylvio Costa Filho, caracterizado como Santos Dumont, e a atriz Pita Cavalcanti, como a amiga francesa do aviador, Marcelle Grandcey.


O ninho petropolitano de Santos Dumont

A “Encantada” foi construída em 1918 pelo engenheiro Eduardo Pederneiras, sob a supervisão direta do próprio Santos Dumont. A planta, desenhada por ele em conjunto com o engenheiro era tão inovadora quanto todas as criações do inventor.

Pequeno, o chalé foi construído em três níveis, com espaços multifuncionais, móveis especialmente criados para atender às necessidades espartanas do “pai da aviação” e muitas adaptações ao terreno e às suas atividades, como as escadas íngremes com meios degraus para poupar espaço ou o chuveiro aquecido por álcool, precursor dos chuveiros elétricos. Um pequeno observatório do céu testemunha a paixão de Santos Dumont pela astronomia.

O Museu “A Encantada” – Casa de Santos Dumont fica no Centro Cultural 14 Bis, Rua do Encanto, 22 – Centro, próximo ao Relógio das Flores. A visitação é das 9h30 as 17h.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE