PUBLICIDADE


 



                                        

O Projeto Arte Garagem acontecerá, pela primeira vez, na Casa de Cláudio de Souza, em Petrópolis.  A nona edição do evento, que tem entrada gratuita, ocorre no dia 07 de setembro, das 9h às 17h. A programação contempla debates, exibição de vídeos de arte e performances artísticas, todos com a temática “Ausência”.

Criado por iniciativa dos artistas plásticos Rosa Paranhos e Claudio Partes, residentes em Petrópolis, o Arte Garagem é um projeto pioneiro na cidade, que visa a encorajar a produção de artes visuais na Região Serrana do estado. A iniciativa busca um intercâmbio de ideias, criando uma via de acesso para o diálogo aberto com o público, contribuindo para a reflexão acerca da arte contemporânea e/ou do mundo por meio desta, integrando e promovendo o desenvolvimento da tríade arte-cultura-educação.

Este ano, além dos criadores do evento, também assina a organização a artista plástica Pamela Marques. Os três artistas buscam demonstrar que Petrópolis tem potencial na arte contemporânea e que a cidade pode exibir o vigor e a qualidade dos artistas que nela residem. Os organizadores afirmam ainda que, nesta edição, “voltam à garagem” para propor questionamentos abertos à discussão com o público. 

“Teremos debates sobre a ausência e o papel do artista, que vai sendo gradualmente relegado para um plano de ação quase simbólica, e abrimos o espaço para falação: discurso do artista e que papel pode assumir. Sugerimos que já é tempo de reafirmar o artista como consultor, reconhecendo-o como especialista multidisciplinar no pensamento, no fazer artístico e na ação, sempre em movimento”, declaram.

Estão confirmadas as seguintes atividades: Vídeoarte "Preparando a saliva" e performance "Acorrentado", com o artista Jarbas Paullos; performance "Comunicação visual: uma busca em compreender a visualidade urbana", com a artista Isabela Bentes; e dois textos para debate, "Há ausência", com Claudio Partes, e "A obra e trabalho do artista", com  o filósofo e professor Marcelo Monteiro. O mediador será o artista Oswaldo Carvalho.

Também estão abertas inscrições para outros artistas que desejem participar. Há vagas para cinco poetas e um texto para debate. Os interessados podem encaminhar seus textos para artegaragem@gmail.com.
A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, nº 247, Centro, Petrópolis. Para mais informações sobre o espaço, entre em contato através do e-mailmimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br ou do telefone (24) 2231-4722.

SERVIÇO
Arte Garagem 2013
Data: 07 de setembro de 2013
Local: Casa de Cláudio de Souza
Entrada franca
Informações e inscrições de artistas: artegaragem@gmail.com


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE