PUBLICIDADE


 


Desde o dia 22 do corrente mês, o Coletivo Vinagrete vem realizando ocupações temporárias do Coreto localizado na Praça da Liberdade, em Petrópolis. Fugindo ao padrão deste tipo de movimento observado por todo o país ao longo dos últimos meses, o projeto #ocupacoreto tem como objetivo promover aulas públicas, democratizando o acesso à informação e o debate político. Os temas abordados são dos mais variados: história, literatura, filosofia, música, cinema, cultura popular, chegando até mesmo a temas como saúde pública, meio ambiente, sustentabilidade, entre outros.
A primeira aula foi com o professor de História Rodrigo Cardoso S. de Araujo, doutorando em História pela UERJ, que proferiu a aula “Movimentos Sociais: a História vista por baixo”. Com a presença de aproximadamente 70 pessoas e com mais de 100 visualizações da transmissão ao vivo pela internet, a aula teve duração de aproximadamente 1h30. Durante este período, o professor procurou apresentar ao público o regime de historicidade da História vista por baixo (History from below) salientando, em seguida, sua relevância para se analisar o atual momento político do país.
Às 19h da próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, o professor de Filosofia da UNIRIO, Nilton dos Anjos, doutor em Ciências da Literatura pela UFRJ, vai ministrar a segunda aula do projeto. Falando sobre sua aula, intitulada “Cidade: pow, pow, pow... Polícia, Política e Poesia”, o professor adianta “em tempos acomodados e dias repetitivos, o aperitivo da criação: um apetite. Eis a poesia em sentido lato: a criação de outros modos para o fazer político, de outros modos de limpar (policiar) a cidade. É a palavra tomando corpo, e os corpos diversificando, em versos fincando a vida”. A aula também poderá ser acompanhada ao vivo através do http://pt.twitcasting.tv/col_vinagrete.
Maiores informações podem ser obtidas no blog http://www.coletivovinagrete.blogspot.com.br/, ou ainda na fanpage https://www.facebook.com/vinagretecoletivo

VINAGRETE
Organizado há apenas alguns meses, o Coletivo Vinagrete já vem realizando algumas ações, tanto na cidade de Petrópolis, onde foi fundado e cenário principal de atuação, quanto em outras cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Tendo como proposta a democratização da informação e do debate política, uma das principais estratégias de atuação do coletivo, neste sentido, tem sido as transmissões ao vivo, pela internet, das ações realizadas pelos movimentos sociais nos últimos meses. 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE