PUBLICIDADE


 




Atrações fazem parte do XIII Petrópolis Gourmet

“Uma Pitada de Luz” e “Chefs Brasileiríssimos” são os nomes das duas exposições que fazem parte da programação do XIII Petrópolis Gourmet, que este ano traz o tema “Brasileiríssimo”. Além das belas imagens, estará exposta uma raridade no ramo da gastronomia, pertencente ao dramaturgo Aguinaldo Silva, que já ganhou o título de Cidadão Petropolitano.

A mostra “Uma Pitada de Luz”, será composta por 15 fotografias de Alexander Landau, um ícone no segmento de imagens gastronômicas. A seleção de Landau traz o cuidado com a luz como essência e reflete a busca sensorial do artista. “A busca da luz perfeita, este é meu grande tesão. Quero que sintam o tato do que está sendo visto”, explica o autor dos cliques.

Na exposição será possível enxergar esta luz dando vida às criações que poderiam passar por meros ingredientes. Nas fotos existe uma dose de irreverência, propiciando a interação com o observador. “A luz é algo que confere à imagem uma identidade, uma assinatura. Com o passar do tempo, essa “assinatura” foi adquirindo precisão, expressão e leveza”, complementa. Entre os clicados estão renomados profissionais do segmento, como os chefs Marcos Sodré, Paquito, Roberta Sudbrack, Flávia Quaresma, Dominique Guerin, Alexandre e Dona Henriqueta Henriques.

No mesmo espaço estarão imagens do fotógrafo Bruno Wanderley, autor das fotos dos menus e dos chefs deste XIII Perópolis Gourmet. Batizada de “Chefs Brasileiríssimos”, a mostra reúne 46 imagens, sendo 44 são retratos individuais, uma dos chefs reunidos e uma surpresa relacionada ao universo da culinária brasileira. “Procurei fazer algo mais leve e com uma pitada de humor, refletindo a batalha que é a vida deles. Assim pretendo fazer uma homenagem a estes profissionais”, revela Bruno Wanderley.
O fotógrafo também adianta que quem for conferir a mostra poderá conhecer os chefs em situações cotidianas e inusitadas.  “Tem chef entregando pizza, chef praticando esporte, cortando flor e até brincando de balanço. Espero que as pessoas gostem e se divirtam, assim como me diverti fazendo”, conta Bruno.

Declaradamente apaixonado por Petrópolis e por gastronomia, o dramaturgo Aguinaldo Silva terá uma participação especial. Hoteleiro no município, ele já exibiu a região em alguns de seus folhetins globais e, desta vez, vai apresentar na Cidade Imperial, uma peça de sua coleção pessoal. Trata-se do menu original da inauguração do famoso Restaurant Le Saint-Honoré, berço da gastronomia carioca, assinado chef Paul Bocuse.


Um pouco sobre Alexander Landau
Ao longo de sua trajetória, que completa 25 anos em 2013, o processo de criação de Landau foi segmentado no mercado editorial, principalmente em revistas - colaborou com todas as publicações importantes do mercado de Gastronomia e Decoração, com destaque para Gula e Prazeres da Mesa.

São oito livros publicados pela editora Senac Rio, com destaque para “AQUIM – Uma família apaixonada pela gastronomia”; “Le Saint Honoré”; “Nao Hara – Culinária japonesa, sabores tropicais”; e “A Dieta do Chef – Alta gastronomia de baixa caloria”, do chef Roland Villard.

O fotógrafo tem participado de importantes campanhas publicitárias para clientes como Devassa, Bob’s, Nestlé, Yoggi, Cinemark, Perdigão e Zona Sul. Assina ainda as imagens de boa parte dos bons restaurantes e hotéis do Rio de Janeiro.

Entre um clique e outro, de uma agenda repleta, tem se dedicado a concorridas palestras e workshops (em seu estúdio carioca, além de outras cidades e estados). Descobriu uma fonte de enorme prazer ao ensinar e aprender seu “fazer fotográfico” nesse país com tanta diversidade cultural.

Exposições “Uma Pitada de Luz” e “Chefs Brasileiríssimos”
Endereço: Palácio de Cristal - Rua Alfredo Pachá, Centro - Petrópolis
Data: 14 a 24 de novembro
Visitação: de terça a domingo, das 9 às 18h



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE