Cidade natal do compositor está no circuito dos 11 concertos simultâneos do projeto Sesc Partituras   

A quarta edição da série Concertos Sesc Partituras vai lembrar os 100 anos de nascimento do petropolitano Cesar Guerra-Peixe (1914 -1993). A homenagem ao compositor será no dia 18 de março com 11 concertos simultâneos, sendo um deles no Sesc Quitandinha. A apresentação será durante a entrega do “Prêmio Maestro Guerra-Peixe - edição 2014”, da Secretaria de Cultura de Petrópolis, a partir das 19h. O evento é para convidados, mas uma cota de ingressos será distribuída no dia, a partir das 9h, na bilheteria.
Em um concerto de aproximadamente 60 minutos - incluindo solo, duos e trio –, a pianista Ruth Serrão e o Quarteto Rapsódia farão um passeio musical por um período de 15 anos da trajetória composicional do instrumentista, de 1945 a 1960. No palco, haverá referências ao dodecafonismo dos anos 40 até o Trio (1960) para violino, violoncelo e piano, um clássico da música de câmera brasileira. O Quarteto é formado pela flautista Andrea Ernest Dias, pela violinista Ana de Oliveira, pelo violoncelista Marcus Ribeiro, além de Ruth Serrão.
No Estado do Rio de Janeiro, os concertos acontecem no Sesc Quitandinha, no Sesc Ginástico, na Escola Sesc de Ensino Médio e no Centro Cultural Sesc Paraty. Os demais eventos serão em Palmas (TO), Brasília (DF), Rio Branco (AC), Belém (PA), Aracaju (SE), Macapá (AP) e São Leopoldo (RS).
O repertório dos concertos será inteiramente dedicado à obra do compositor. O site Sesc Partituras disponibiliza para download gratuito mais de 60 composições de Guerra-Peixe. O compositor, instrumentista e professor aprendeu violão com o pai aos 6 anos de idade e logo se interessou pelo bandolim, piano e violino. Graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música e estudou o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter em 1944, utilizando em suas composições inspirações em poemas de Mário de Andrade.
Em 1949 mudou-se para Recife onde estudou folclore. Como violinista, integrou a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC, o que permitiu a difusão de seu trabalho em rádios de música popular. Destaque no cenário musical nacional e internacional, Guerra-Peixe deixou um importante legado musical, que inclui mais de 13 discos de música erudita e contemporânea, além de pesquisas e publicações.

SESC PARTITURAS
O Sesc Partituras é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro de tradição escrita. Importante ferramenta para músicos, estudantes de música e pesquisadores, o site oferece um eficiente sistema de busca que permite a visualização, download e impressão integral de partituras das obras catalogadas.
O acervo do projeto contempla exclusivamente obras de compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje. Conta com obras originais de interesse histórico, muitas delas até então apenas pertencentes a acervos particulares, e obras de compositores contemporâneos, alguns ainda jovens e pouco conhecidos. Atualmente o acervo contabiliza mais de 1.000 obras, de mais de 130 compositores. Lançado em abril de 2012, o projeto já é reconhecido como referência no meio musical sendo acessado nos cinco continentes.
A Série Concertos Sesc Partituras surgiu como desdobramento do projeto e tem por objetivo divulgar nacionalmente seu acervo, tornando-o vivo através da execução das músicas por artistas de todo o país.  Em 2013, foram realizados 50 concertos em apenas dois dias, passando por todos os estados brasileiros, com a participação de mais de 600 músicos. Em 2014, serão realizadas quatro datas da série Concertos Sesc Partituras: 18 de março, 17 de maio, 13 de novembro e 22 de novembro.

SERVIÇO
“Concertos Sesc Partituras – 100 anos de Guerra-Peixe” - Petrópolis
Ruth Serrão e Quarteto Rapsódia
Data: 18/3/2014
Horário: 19h
Local: Sesc Quitandinha
Endereço: Av. Joaquim Rolla 2 - Petrópolis RJ

Distribuição de ingressos a partir das 9h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.