A chegada da Primavera é sempre motivo de alegria e encantamento. O Centro Cultural Estação Nogueira abre suas portas para homenagear esta bela estação e inaugura a Semana Verde 2014, de 18 a 28 de setembro, realizada pela Prefeitura de Petrópolis por meio da Fundação de Cultura e Turismo. A programação deste ano conta com exposição de artes plásticas, exibição de vídeo e também agrega valor social com palestras e oficinas para alunos da Escola Municipalizada Sérgio Ribeiro Rocha.
Uma exposição de fotografias de Eloir Ferreira, Moisés Pregal e Tânia Brand, e telas com temática de borboletas da artista plástica Amanda Lopes, estará em cartaz no Centro Cultural Estação Nogueira. A mostra tem por finalidade destacar a Primavera sob o olhar ímpar dos fotógrafos e as cores vibrantes das telas da artista. A mostra ficará aberta de segunda a sábado das 9h às 17h e aos domingos e feriados das 9h às 13h, com classificação livre e entrada franca.
Outra contribuição da Semana Verde de Nogueira vem do Projeto Procurando Saber, que elaborou o vídeo “A primavera e as borboletas”, apresentando as belezas da estação das flores, que será exibido durante a exposição. Com obras que retratam borboletas, a artista plástica Amanda Lopes registra a diversidade e a riqueza de detalhes contida nesses delicados seres.
Através do apoio voluntário do professor de fotografia Moisés Pregal e da arteterapeuta Amanda Lopes, serão ministradas palestras e oficinas para alunos da Escola Municipalizada Sérgio Ribeiro Rocha. Trata-se de um trabalho de fusão entre a arte e a educação, numa conexão entre biodiversidade, prática pedagógica e sensibilidade artística. Amanda privilegia a pedagogia científica, despertando o interesse pela educação ambiental, vivenciada por meio de experiências únicas.
A Semana Verde de Nogueira foi realizada pela primeira vez em 2001 pela comunidade local, com o apoio do poder público municipal. O intuito foi de promover o resgate da praça de Nogueira, antes mesmo da reforma que transformou a antiga estação de trem em espaço cultural. O CCEN -Centro Cultural Estação Nogueira fica na Av. Leopoldina 317, Nogueira, bem na praça principal do bairro, tel: (24) 2237-3860.

PROGRAMAÇÃO
Dia 18/9 - 19h - Abertura da Semana Verde - Palestra - Fotografia e Ecologia: Um documento para o futuro. Palestrante Moisés Pregal.
Apresentação do vídeo: “A primavera e as borboletas” – Projeto Procurando Saber.
Dia 23/9 - 10h às 11h30m - Reprise da Palestra - Fotografia e Ecologia: Um documento para o futuro. Em seguida passeio ecológico com oficina de fotografia no Lago de Nogueira com os alunos da Escola Municipalizada Sérgio Ribeiro Rocha – Palestrante: Moisés Pregal.
Dia 25/9 - 13h às 14h - Oficina de artes - Pintando a primavera – Profª Amanda Lopes.

Dia 28/9 - 10h às 12h - Oficina de artes - Primavera em Dobraduras – Profª Amanda Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.