PUBLICIDADE


 



No dia 11 de novembro, às 19 horas, Pedro Nogueira, Mestre em Ciências da Religião, estará na Casa de Cláudio de Souza (unidade do Museu Imperial) com o diálogo religioso “De Zambi a Allah – Os postulados da Umbanda Esotérica e os atributos divinos no Islam”. O evento será gratuito e aberto ao público.

Durante o encontro, será desenvolvido um exercício de mística comparada entre duas religiões distintas.  “Abordarei, de forma sintética, os postulados da Umbanda Esotérica, segundo Woodrow Wilson da Matta e Silva, sacerdote umbandista e reconhecido autor de diversas obras sobre o assunto, e alguns dos 99 atributos divinos, qualidades ou nomes de Deus no Islam, encontrados no livro sagrado do Alcorão e discutidos por alguns autores especializados no tema”, pontua Nogueira.

Segundo o Mestre em Ciências da Religião, este diálogo também servirá para estabelecer correlações entre os conceitos sobre a divindade suprema esposados por estas duas religiões, demonstrando os pontos convergentes a partir dos aspectos místicos encontrados nestas duas maneiras de conexão com o Sagrado.

- Através deste evento, acredito estar contribuindo para mais uma possibilidade de se estabelecer o diálogo inter-religioso. Desta vez, entre uma religião do livro, o Alcorão, baseada na tradição escrita e outra religião baseada na tradição oral e de construção coletiva – a Umbanda, através de sua vertente esotérica -, completa Pedro Nogueira.



O PALESTRANTE – Pedro Antonio P. Nogueira é mestre em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG, pedagogo e especialista em Acupuntura, além de ter se especializado em Acupuntura Avançada pela Fujian University of Tradicional Chinese Medicine. Ele também é Dirigente Espiritual do Templo do Caboclo Sr. Ogun Sete Escudos desde 1996, Filiado a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino - entidade mantenedora da FTU- Faculdade de Teologia Umbandista e Discípulo de mestre Arhapiagha - Pai Rivas.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.


SERVIÇOS

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail    mimp.biblioteca@museus.gov.br)


Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Twitter: @museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h

Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE