PUBLICIDADE


 

Uma ampla programação desenvolvida através de parcerias vai comemorar, em grande estilo, o Dia Nacional da Poesia, 14 de março, aniversário de Castro Alves.
As comemorações começam na cidade nos dias 11 e 12 de março, com o evento Visita à Casa da Poesia, que é uma realização da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, com a Secretaria de Educação e o Museu Imperial.

Idealizado pela presidente Catarina Maul, o projeto consiste em visita escolar previamente agendada à Casa Cláudio de Souza, Praça da Liberdade – 247, quando alunos e professores são conduzidos a uma visita guiada pelos espaços em que ocorrem os principais eventos da Academia de Poesia, fundada há 32 anos. Membros acadêmicos recepcionam os alunos, explicando o funcionamento da instituição, suas peculiaridades, detalhes sobre os patronos, sobre suas eleições e as de seus pares. Após a conversa, realiza-se um sarau poético e todos são convidados para um chá. Livros também são entregues para as bibliotecas das escolas envolvidas.

Já no dia 13 de março, acontecerá a primeira edição do Sarau para Todos, outra iniciativa da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, desta vez em parceria com a Casa de Educação Visconde de Mauá. O evento acontece na própria Casa, à Rua Barão do Rio Branco, 03, quando alunos do Ensino Regular Noturno e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) são convidados a participarem de um sarau, com distribuição de poemas pela organização, fundo musical e o tradicional chá poético, marcas das Academias.

A ideia de Catarina Maul, organizadora da agenda de comemorações e idealizadora dos projetos escolares da Academia, é incentivar a leitura do estilo literário poético, independente da intenção de escrever poesia. É, sobretudo, de aproximar do estilo, pessoas que não tiveram a oportunidade.

Para os acadêmicos e amigos, a Academia prepara um Sarau para os Patronos, a ser realizado no dia 14 de março, sábado às 18h, na Casa Cláudio de Souza, quando poetas são convidados à declamação de poemas dos nomes históricos da Academia, além dos de sua autoria. Nessa data, a diretoria cultural nomeada pela presidência eleita na última assembleia, formada pelos poetas Sergio Gerônimo e Mozart Carvalho, irão apresentar a grade de atividades do ano.

E domingo, dia 15 de março às 10h, finalizando as comemorações, a Prefeitura de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo, recebe no Centro Cultural de Nogueira, o Sarau da Confraria da Poesia Informal, dentro das comemorações do aniversário da cidade. O evento contará com panfletagem poética, música, varal de poesia e muitas declamações. O microfone fica livre para os convidados e vários poemas serão disponibilizados para os desavisados.

Com certeza, poetas de todas as gerações e grupos estão felizes, pois o Dia da Poesia de 2015  ficará impresso na vida de muitas pessoas que terão o privilégio de estar em um desses tantos eventos. E com um detalhe, todos são gratuitos. Para participar, basta ter a poesia na alma.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE