Uma visão pessoal do cotidiano da cidade de Petrópolis, com ênfase maior no Centro Histórico. Esse é o tema da exposição de fotografias “O Cotidiano”, inaugurada hoje no Centro Cultural Estação Nogueira como parte da programação oficial do aniversário de 172 anos da cidade e assinada pelo fotógrafo Marco Oddone. A mostra, promovida pela Prefeitura de Petrópolis por meio da Fundação de Cultura e Turismo, está aberta para visitação do público até o dia 29 de março, de segunda a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 9h às 13h. A entrada é franca e a classificação é livre.
Motivado pelos aspectos culturais e históricos, a plástica, a arquitetura e a bela atmosfera que ele denomina de "Euro Petrópolis", o fotógrafo escolheu 30 fotos (cor/P&B) feitas num período de três anos, com o intuito de homenagear o município no seu aniversário, a ser comemorado no próximo dia 16 de março. “O objetivo da exposição é mostrar a cidade dentro da minha ótica, fugindo dos pontos clichês. Alguns estarão contextualizados, mas de forma subjetiva ou apenas como elemento de composição, e não com o foco principal”, explicou Marco.
A arte de fotografar de Marco Oddone começou como um hobbie, época em que ele tinha uma câmera simples, ainda analógica. Ele havia feito um curso de introdução à fotografia anos antes, sem a pretensão de ser fotó¬grafo profissional. Essa "brincadeira" o levou a cursar a área de Comunicação Social, e no decorrer do curso começou a perceber sua alma de artista, e assim foi ampliando seus conhecimentos e materializando ainda mais a sua paixão pela fotografia. 
Marco divulga um pouco do seu trabalho através de sua página na rede social. São várias fotos onde mostra a natureza, a vida e os acontecimentos de ângulos diferenciados. O fotógrafo gosta de captar a composição dos ambientes e a interação das pessoas com eles. “Sempre que estou na rua meu olhar se volta para situações e locais que minha retina detecta. Tudo depende do momento e da conexão do fotógrafo com esse momento”, comentou.
Administrado pela Fundação de Cultura e Turismo, o Centro Cultural Estação Nogueira fica na antiga estação ferroviária e abriga também um pequeno Museu do Ferroviário que conta com um acervo aproximado de 300 peças, sala de leitura, espaço para exposições e auditório multiuso. O endereço é Av. Leopoldina 317, Nogueira, (24) 2237-3860. Mais informações também pelo Disque Turismo 0800 024 1516.
Crédito foto Marco Oddone: Sarah Mantovani


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.