PUBLICIDADE


 


O Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, localizado na Casa de Cultura Cocco Barçante em Petrópolis, comemora seu primeiro ano de fundação, oficialmente, dentro da programação da Semana Nacional de Museus, que será realizada no período de 18 a 24 de maio.
Fundado em 13 de maio de 2014, pelo artista plástico e designer Cocco Barçante, o Museu representa todas as regiões do estado do Rio de Janeiro através de um acervo adquirido pelo Artista durante os dez anos de trabalho junto às comunidades. São peças produzidas por artesãos ou grupos artesanais, que valorizam o território local, e que produzem reaproveitando materiais atendendo ao conceito de sustentabilidade. Para a montagem do espaço e material de pesquisa, Cocco contou com a curadoria do escritor e pesquisador Almir Tosta, do historiador José Luiz Lima e da gestora cultural Maria Elisa Churro.  Além do acervo que dispõe de aproximadamente 100 peças envolvendo cerâmicas, bordados, esculturas em madeira e barro, materiais reaproveitáveis, dentre outros, o Museu é um espaço vivo, com exposições temporárias, cursos, oficinas e palestras. A Programação ainda contempla dois projetos que tem atraído um público muito espacial: o Almoço
Cultural, com música, bate papo, e acesso ao acervo acompanhado pelo anfitrião da Casa. O projeto é assinado e coordenado pela escritora e produtora cultural Ivone Alves Sol, que também é responsável pela apresentação dos eventos e assessoria de Imprensa. Já o projeto Educacional criado por Cocco Barçante tem a finalidade de contribuir com as escolas no processo de educação ambiental e desenvolvimento sustentável. As visitas das escolas tem a assessoria pedagógica da professora Luciana Gomes. A visitação permanente ocorre aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.
A Semana Nacional de Museus está em sua 13ª edição e acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. O tema de cada ano é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). Neste ano de 2015, o tema será “Museus para uma sociedade sustentável”. Para o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, esta temática só vem fortalecer o seu objetivo inicial, que vem sendo cumprido no decorrer do seu primeiro ano, com atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável por meio do Artesanato.

PROGRAMAÇÃO
18/05 – 15h
Abertura da exposição “Jardim Sustentável” do grupo Nós do Ponto Chic de Nova Iguaçu. Visitação 22,23 e 24/05, e finais de semana de maio e junho das 11h às 17h.
22/05 – 15h
Oficina de artesanato com malotes bancários. Participação gratuita e inscrições pelo tel. (24)31114944 ou cocco_barcante@yahoo.com.br
23/05 – 11h
Encontro de artesãos da Economia Solidária do Rio de Janeiro
23/05 – 15h
Sarau Noite enSOLarada Solidária à Tarde, com Ivone Alves Sol e convidados.

O acesso é gratuito e faz parte da política de inclusão da CASA.

Endereço: Rua Coronel Veiga, 1734, Ponte Fones, Petrópolis - RJ
Contatos. 24 31114944 / 21 999181887 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE