PUBLICIDADE


 




Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Língua Portuguesa, a Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram/MinC) promete muitas novidades para o público infantil no mês de junho. Como de costume, a programação estimulará a exploração do acervo através de oficinas criativas e leitura com histórias dinâmicas. Desta vez, a natureza será um dos principais temas do mês. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.

“O mundinho azul” fará parte da Hora do Conto, no dia 9 de junho. O intuito do livro é apresentar a água como um precioso recurso natural e a importância de sua preservação. Com muitas cores e graça, a história convida o pequeno leitor a salvar o planeta Terra. Na ocasião, haverá também exploração do acervo da Rocambole.
No dia 11 de junho, a leitura será do livro “Ar”. Ainda dentro da temática natureza, será realizada uma oficina criativa com os alunos participantes. Esta obra explica para os pequenos o que seria o ar, já que não podemos vê-lo. Através de um texto divertido, a proposta é que as crianças observem melhor a importância do ar e ajudem a preservá-lo de fatores poluentes.

No dia 16 de junho, haverá exploração do acervo e Hora do Conto com o livro “A caligrafia de Dona Sofia”, uma história que fala sobre uma professora que decora as paredes de sua casa com poemas, para que não ficassem escondidos nos livros e ela pudesse relê-los a qualquer momento. Quando não havia mais espaço nas paredes, resolveu ela resolve fazer cartões poéticos para amigos e moradores de sua cidade e acaba contagiando a todos.

“O reizinho mandão” foi a obra escolhida para leitura no dia 18 de junho. Na ocasião, a Hora do Conto será seguida de oficina criativa. O livro conta a história de um rei, que após perder seu pai, tomou conta do reino e criou leis absurdas. Mas um belo dia, houve uma reviravolta e essa situação mudou!

Já no dia 23 de junho será a vez de “História meio ao contrário”, texto que começa com a frase “... E então eles se casaram, tiveram uma filha linda como um raio de sol e viveram felizes para sempre”, como se fosse o fim de um conto, mas não é, é apenas o começo. Entre muitas risadas, os alunos descobrirão que “ser feliz para sempre” não é tão fácil assim e pode ser até meio chato. E que de nada adianta o poder do rei, a beleza da princesa, a coragem do príncipe se não puderem fazer sua própria história. A leitura será seguida de exploração do acervo da Rocambole.

Voltando ao tema natureza, o livro “Bicho feio, bicho bonito” será lido no dia 25 de junho, seguido de oficina criativa. A história gira em torno da discussão da beleza e se os cães se importam com isso. A obra compõe a Coleção Gato e Rato e ganhou o prêmio “O melhor para a criança”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Para encerrar a programação do mês de junho, no dia 30, “Orelha de limão” fala sobre uma pequena ovelha que tinha as orelhas amarelo-limão, diferente das outras, e por conta desse pequeno detalhe nada dava certo para a ovelha e ela sofria muito. A partir daí fica a moral da história: pequenos detalhes que nos fazem sofrer geram grandes transtornos. Ao final da leitura, haverá exploração do acervo da Rocambole.


A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre as portas para as atividades escolares agendadas através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

O acervo é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.  Sua programação mensal de atividades e outras informações relativas ao seu funcionamento e obras podem ser acessadas no Blog da Biblioteca.




Serviços:
Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2233-0332 / (24) 2233-0312
Agendamento para grupos escolares: (24) 2233-0345 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE