PUBLICIDADE


 

por Anna Paula Di Cicco
Apaixonada por crianças, a pediatra Dra. Solange Azizi não se dedica aos pequenos apenas em seu consultório. A Tia Sol, como é carinhosamente chamada, está sempre atenta aos cuidados requisitados pelos casais e bebês que passam por sua vida. Por isso ela não exitou em atender um chamado desesperado e criou o primeiro dos quatro livros mais sonhados pelas mamães de primeira viagem: o “Manual do recém-nascido de A a Z”.
“Sempre gostei de escrever bilhetes e cartas aos familiares, professores e amigos. Mas para as mães, foi num momento de desespero de uma paciente em consultório. Muito nervosa, com depressão pós-parto, ela me indagou porquê os bebês não nasciam com manual de instruções. Muitas pacientes já tinham feito essa observação, mas essa foi muito enfática”, lembrou.
E a partir de então ensinar, passar e trocar experiências tem sido sua principal motivação como pediatra. Segundo Solange, é uma forma de amenizar o sofrimento e a falta de conhecimento das mães. “Desenvolvo uma espécie de ´aulão´ para casais grávidos, sem distinção de gênero, o que é importante deixar claro. No início tinha patrocínio, mas com o tempo acabou e precisei passar a cobrar um valor simbólico”, relata explicando que o fato de ter custo fez com que o número de inscritos diminuísse.
“Entendo, pois sei o quanto é difícil para as pessoas, principalmente quando estão fazendo o enxoval do bebê”, diz lamentando por não poder levar o aulão a mais pessoas. Diante disso, a Tia Sol tem tentado outros meios de patrocínio com esperanças de voltar a ajudar os futuros papais e mamães.
Depois de tantos nãos por parte de empresas privadas, hospitais e até mesmo da administração pública, a primeira resposta positiva veio de uma grande rede de drogarias. “Fui prontamente atendida pelo gerente administrativo e combinamos de começar com uma aula por mês. A primeira já está agendada para o dia 18 de junho. Também tenho ideia de fazer um curso mensal como uma espécie de educação continuada para mães, com assuntos de interesse como meningite, pneumonia, etc.”, comemora.
Nascida em Duque de Caxias, ela adotou Petrópolis há 17 anos, cidade onde seu marido – com quem está junto há 30 primaveras – nasceu e foi criado. “Sempre frequentei, me apaixonei e adorei quando decidimos mudar pra cá”.  
Engajada em retomar o ritmo das atividades na Cidade Imperial, outros projetos já transitam na mente da pediatra. Mas segundo ela, ainda é segredo. “Só conto que, claro, será voltado para mães e filhos”. Enquanto isso, vale conferir as dicas dos livros, que além do manual são: ´Socorro! Tenho um recém-nascido. E agora?´, ´Profissão: Mãe´ e ´Socorro! Tenho um adolescente. E agora?´.


SERVIÇO
O aulão do dia 18 de junho acontece na Drogaria Galanti, na loja de Itararé, próximo à rodoviária do Centro. A adesão é gratuita e é necessário fazer inscrição prévia.
Já os livros, podem ser encomendados através do e-mail solazizi@gmail.com

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE