PUBLICIDADE


 

Chegou a hora! O prefeito Rubens Bomtempo abre oficialmente amanhã (26/6), às 19h, no Palácio de Cristal a 26ª Bauernfest, a mais tradicional festa da cidade. Realizada pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, em parceria com o Clube 29 de Junho, a festa homenageia os colonos germânicos que chegaram à cidade em 1845 e promete para 2015 um público recorde de 230 mil pessoas.
A  solenidade de abertura contará com a participação do Coral Municipal de Petrópolis, sob a regência do maestro Paulo Afonso Filho, apresentação da Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve e também a Dupla do Rio, um casal de atores em pernas de pau e roupas folclóricas alemãs que fará a recepção aos visitantes. Na programação estão ainda a sangria do primeiro barril de chope, abertura das exposições na Casa Visconde de Mauá às 20h, apresentação de grupos de danças folclóricas alemães a partir das 20h30, e às 21h o Bailão inaugural com a Banda Musical Germânica de Blumenau/SC.
"Estamos indo para mais um ano de Bauernfest. Mais uma edição em que a festa vem amadurecida,
valorizando e fortalecendo os conteúdos culturais", disse a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Thaís Ferreira.
A Bauernfest é sem dúvida a festa mais esperada do calendário oficial de Petrópolis. Responsável por impulsionar o turismo na região, atrai inúmeros visitantes do Brasil e de fora, e com isso os hotéis registram uma taxa de ocupação de quase 100% nos dois finais de semana do evento. A projeção para esse ano é de uma injeção de R$ 33 milhões na economia local e a criação de 1.100 postos de trabalho temporários.
A ideia da festa é promover um resgate das origens por meio de muita música, dança, teatro, cinema, atrações infantis, concursos, artesanato, história, brincadeiras, exposições, cursos, deliciosos pratos típicos da culinária alemã, e claro, cerveja e chope bem gelados. A Bauernfest se estende até a primeira semana de julho, período de férias escolares, estimulando a diversão em família.
O Palácio de Cristal, o Palco Koblenz, a Vila Germânica, a Rua Alfredo Pachá, a Casa da Educação Visconde de Mauá e o Centro de Cultura Raul de Leoni abrigam as 171 atividades previstas para os dez dias de festa, que termina no dia 5 de julho. Não deixe de conferir a programação completa para o final de semana e todos os dias da festa em www.petropolis.rj.gov.br/fct, clicando no banner da Bauernfest.

Destaques da programação do primeiro final de semana
O primeiro final de semana da Bauernfest traz muitas atrações para o público que for prestigiar a festa. No sábado, às 15h, o destaque é o concurso para escolha do Rei, Rainha e Princesas da Bauernfest 2015, que pela primeira vez é realizado após o início da festa. Apresentação pessoal, beleza, simpatia, elegância, desembaraço, traje típico e nível de cultura serão levados em conta na seleção.
Já no domingo, às 11h, acontece o tradicional Desfile Folclórico de abertura, onde os descendentes dos colonizadores alemãs passeiam pelas principais ruas da cidade em carros enfeitados com flores e as cores da bandeira alemã, dando as boas vindas aos visitantes e convidando-os à festa, para comemorar tantos anos de história. Trajeto: Rua da Imperatriz, Av. Tiradentes, Av. Koeler, Praça da Liberdade, Av. Roberto Silveira e Rua Alfredo Pachá.
O desfile contará com a participação especial do carro histórico da Underberg – tradicional bebida alemã. A relíquia, um automóvel Hudson fabricado em 1928, tem quase 90 anos e é uma réplica do primeiro carro utilizado pela Underberg em suas entregas na Alemanha no início da década de 30. A Underberg participa ainda com a premiação dos vencedores das competições típicas e com a presença de seus produtos em uma barraca exclusiva.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE