Por meio dos diários de D. Pedro, o pesquisador Roberto Khatlab refez o itinerário do imperador e reconstruiu sua passagem pelo Oriente Médio e pela África do Norte

No próximo dia 20 de agosto, às 19 horas, o Cineteatro do Museu Imperial receberá o lançamento do livro As viagens de d. Pedro II – Oriente Médio e África do Norte, 1871 e 1876, escrito pelo pesquisador Roberto Khatlab, que refez o itinerário do imperador e reconstruiu sua passagem pelas terras do Oriente Médio e da África do Norte. O evento será gratuito e aberto ao público.
Publicado pela Benvirá, selo de ficção e não ficção da Saraiva, o livro narra as negociações, os estudos e as impressões que o imperador do Brasil teve sobre aqueles povos, seus idiomas e cultura.
Em As viagens de d. Pedro II, Khatlab apresenta um panorama do Oriente e da África do Norte pela visão do imperador, além de construir um perfil inovador do monarca visionário que guiou parte da história do nosso país.

O autor diz que “além dos diários, obtidos no Arquivo Histórico do Museu Imperial de Petrópolis, consultou cartas que d. Pedro II escreveu a seus amigos. Várias dessas cartas se encontram no Museu Imperial de Petrópolis e em outras instituições no Brasil e no exterior, como na França. A pesquisa também contemplou materiais encontrados no Oriente Médio,como documentos, jornais, revistasda época, que esclarecem as passagens do monarca no Oriente”.

Sobre o livro - A vida de d. Pedro II foi quase inteiramente dedicada ao seu império e aos estudos nas mais diversas áreas científicas. Durante seu reinado de quase meio século, ele realizou três grandes viagens internacionais, e duas delas, em 1871 e 1876, incluíram o Oriente e a África do Norte.
Em suas viagens, o então imperador do Brasil alimentou um diário em que registrava suas experiências não apenas em palavras, mas também em desenhos de próprio punho – croquis rabiscados durante a noite, à luz de velas e fogueiras.

Sobre o autor - Roberto Khatlab nasceu em Maringá, no Paraná. É pesquisador e autor de vários livros sobre história, religião, relação Brasil-Oriente Médio, emigração e imigração libanesa, publicados em português, árabe, francês, inglês e espanhol, chegando a ganhar o prêmio de literatura Said Akl (Líbano). Reside em Beirute, no Líbano, onde é diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina na Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Cecal-Usek).
Sobre o Grupo Saraiva - A Saraiva, empresa focada em educação, cultura e entretenimento, está presente em todas as fases da vida de seus clientes. A empresa opera por meio do conceito multicanal, com uma ampla gama de produtos e serviços. A empresa conduz seus negócios de comércio eletrônico pelo site Saraiva.com.br, cuja operação é totalmente integrada à da rede de lojas físicas, com presença em todo território nacional. A empresa também edita e comercializa conteúdo, primordialmente voltado à educação, nas formas impressa, digital e através de sistema de ensino, incluindo da pré-escola ao ensino superior, além de conteúdo direcionado a técnicos e profissionais.

SERVIÇOS
Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300
Twitter: @museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h 

Preços:
Adultos: R$ 10,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.