PUBLICIDADE


 

Com a iniciativa de apoiar e divulgar autores no cenário literário petropolitano, a Capolavoro Livros segue com seu objetivo de aproximar os clientes aos novos talentos brasileiros, criando um espaço de encontros e troca de conhecimento.
Assim, o sebo recém-inaugurado, traz um pouquinho do Ceará para Petrópolis através da figura d’O Poeta de Meia Tigela e seus dois livros mais novos já disponíveis para compra: Miravilha e Girândola. Alves de Aquino, também conhecido como ‘O Poeta de Meia-Tigela’ é professor de filosofia há 15 anos e leva para sua poesia reflexões sobre a existência aprofundando os seus significados, brincando com as palavras segue nos labirintos dos enigmas da sociedade, dos lances da carne e do espírito, da tragédia do cotidiano, da injustiça brasileira, ecoando cantadores repentistas, o pessimismo e o bom humor de Augusto dos Anjos, uma alquimia à La Guimarães Rosa, mas bem jovem, urbana e contemporânea.
Segundo a escritora Ana Miranda, O Poeta de Meia Tigela é um homem recurvado pelo peso da quantidade daquilo que é inteiro e completo. Uma figura pensativa, atenta ao dentro e ao fora, com um desconfiado pé-atrás. Suas lembranças, “confesso que não vivi”; suas referências literárias, Dostoiévski, Lúcio Cardoso, Gregório de Matos, Alcides Pinto...; suas inquietações, dúvidas, seu modo de ser, “o sórumbático” ao mesmo tempo só e sorumbático e rumba e ático (da Grécia Central), numa desconstrução e reconstrução de palavras que ele tanto aprecia. Organiza tudo num quarteto, construindo uma estrutura à la Joyce, cada parte significando um elemento e função psíquica, trabalhando nas unidades e totalidades do mundo: terra/pensamento, fogo/sensação, ar/sentimento e água/intuição. Parece complicado, mas não é.

Os poemas são de uma riqueza infinita, enigmas para ocupar os professores por séculos, como dizia Joyce de seu Ulisses. Inteligentes, desafiantes e bons de leitura.

Girândola: http://goo.gl/MevWjM
Miravilha: http://goo.gl/lmcCRg
ou na Rua do Imperador, 515 sala 03 sobrado
Centro de Petrópolis.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE