PUBLICIDADE


 

 


A aguardada Exposição de Orquídeas e Bromélias movimenta o verão no Palácio de Cristal e pode ser conferida até o dia 28 deste mês. Neste período, petropolitanos e turistas poderão conferir a beleza e a qualidade de quase mil plantas expostas.  A mostra mantém a tradição do cultivo de plantas em Petrópolis e destaca espécies de micro orquídeas do tipo “Stellis” e “Masdevalias”, além de “Cattleyas”, “Phalaenopsis” e outras; além de bromélias das espécies como “Neuraegia Tricolor”, “Gusmania”, “Vriezea Fire Ball” e “Neuraegia Marmorata”. Além de adquirir mudas, o público poderá apreciar flores e plantas raras de diversos orquidários e de colecionadores.
Deste espetáculo de rara beleza que está na 16ª edição participam os orquidários: Serrano, Binot, Vale das Orquídeas, Klippel, BR Orquídeas, Horto Brejal, além da Sociedade Brasileira de Bromélias e o Grupo Petropolitano de Orquidófilos, composto por colecionadores. A exposição, realizada pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, é organizada pelo Orquidário Serrano e ficará aberta das 9h às 18h, com entrada franca.

História
Na Praça da Confluência, onde hoje está o Palácio de Cristal, aconteciam,desde 1875, em instalações provisórias, exposições de produtos hortícolas e também de pássaros da região, promovidas pela Associação Agrícola e Hortícola de Petrópolis.Devido à popularidade destas exposições, principalmente junto à aristocracia da cidade, o Conde D'eu, esposo da Princesa Isabel,encomendou a uma fundição na França a estrutura do Palácio de Cristal, que passou então a abrigar estes eventos.
Montada em Petrópolis pelo engenheiro Eduardo Bonjean, esta estrutura foi "a primeira construção pré-moldada erguida no Brasil", inaugurada em 2 de fevereiro de 1884. Este patrimônio arquitetônico foi tombado em 1967, quando foi reconhecido seu valor como importante monumento histórico do Brasil. Assim, há 15 anos, a tradicional Exposição de Orquídeas e Bromélias de Petrópolis remonta e retoma, com ares e produtos contemporâneos, os primeiros usos deste palácio.

Serviço
Exposição de Orquídeas e Bromélias
Local:  Palácio de Cristal
(Rua Alfredo Pachá, s/nº, Centro de Petrópolis)
Data: até 28 de fevereiro
Visitação: de 9h as 18h
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Mais informações pelo Disque Turismo 0800 024 1516.


FOTOS: Flávio Castor

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE