PUBLICIDADE


 


Artista plástico Cocco Barçante


Para comemorar os três anos de fundação, a Casa de Cultura Cocco Barçante celebrará o Dia do Artesão, recebendo talentos das artes manuais do Rio de Janeiro e Petrópolis. O evento ocorrerá no dia 19 de março (sábado), das 14 às 17h, e será dedicado ao artesanato vivo, com apresentação de técnicas artesanais e produtos feitos na hora. Neste dia também será inaugurado a instalação artística do Projeto Morrinho, nova atração da CASA que abriga o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro.

O Projeto Morrinho é uma criação dos artistas Cirlan Oliveira e Raniere Dias, oriundos da favela Pereira da Silva no Bairro das Laranjeiras no Rio de Janeiro. A maquete feita de tijolos e outros materiais reaproveitados tem chamado atenção de pessoas de diversos lugares Brasil e do mundo, desde a percepção de seus criadores à sua interferência na realidade sociocultural da Comunidade. O que era pra ser uma brincadeira hoje é uma maquete de 350 metros quadrados que e enfeita a Pereira da Silva e atrai turistas do mundo inteiro. O Projeto também possui instalação no Museu de Arte do Rio (MAR), em Nova Iorque, Berlin, além de ter aberto instalação em Londres.
A Casa de Cultura Cocco Barçante desde sua inauguração em 16 de março de 2013, vem agregando e incentivando o Artesanato e iniciativas que, através da arte, contribuem para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Durante seus 3 anos, a CASA realizou e acolheu exposições, promoveu diversas oficinas de artes manuais, palestras sobre Economia Solidária e Empreendedorismo, além de receber o Sarau Noite enSOLarada e o Projeto Autores e Leitores da escritora e produtora Cultural Ivone Alves Sol.
Foi nesta casa onde o artista plástico e designer Cocco Barçante viveu grandes momentos em sua infância com a família. Também foi nela que descobriu suas habilidades artísticas e começou a desenvolvê-las. Hoje, o espaço dispõe de mais de 100 peças no acervo do Museu e representa o Artesanato de todas as Regiões do Estado.
Todos estão convidados neste sábado comemorativo. O acesso é gratuito e faz parte da política de inclusão da CASA.



Artesãs participantes
Marias Maré – Maré
Nós do Ponto Chic – Nova Iguaçu
Alice Corrêa – Rio de Janeiro
Thereza Christina – Rio de Janeiro
Sueli Meira – Petrópolis
Grupo Florescer – Petrópolis
Grupo Raízes do Oficio – Petrópolis
Alessandra da Silva – Petrópolis
Grupo Bordado Carioca – Rio de Janeiro
Morro da Conceição – Rio de Janeiro

Serviço
Dia do Artesão
Data: 14 de Março
Horário: das 14 às 17h
Rua Coronel Veiga, 1734, Ponte Fones, Petrópolis - RJ
Contatos. 24 31114944 / 21 999181887














Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE