PUBLICIDADE


 



Atividades integram a programação oficial dos 173 anos de Petrópolis



Em comemoração ao aniversário de 40 anos de fundação do Museu Casa do Colono, celebrado juntamente com o aniversário de Petrópolis no dia 16 de março, a Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, e da Secretaria de Educação, vai promover nos dias 17 e 18 deste mês, das 8h30 às 10h30, uma programação especial voltada para as escolas do município, com atividades educativas, lúdicas e interativas com muita música folclórica, histórias dos colonos alemães e cantigas de roda. O museu também oferecerá visitas guiadas a todos os visitantes durante toda a semana.

Localizado no Quarteirão Castelânea, o museu guarda em seu acervo utensílios de uso doméstico e de trabalho, mobiliário, fotografias, quadros e objetos pessoais usados pelos pioneiros que construíram a cidade, mostrando os hábitos, as tradições, a cultura e o legado deixado por sucessivas gerações de famílias de imigrantes germânicos que por aqui viveram, além de valorizar sua importância para a formação e o desenvolvimento da cidade de Petrópolis na figura dos seus primeiros colonos.

A casa foi construída pelo foreiro de origem germânica, ex-militar do Exército Imperial Brasileiro, Johan Gottlieb Kaiser, em 1847. Possui as características de habitação da antiga Simern (cidade da Alemanha que inspirou a denominação do bairro da Siméria em Petrópolis) e de aldeias às margens do Rio Mosel na Alemanha, com paredes de pau-a-pique e teto de zinco, retratando assim o modo simples de vida dos primeiros colonos. Foi transformada em museu em 16 de março de 1976, como parte dos festejos oficiais em comemoração ao aniversário da cidade de Petrópolis.

O local é também uma representação da maneira como a herança cultural germânica definiu a cara de Petrópolis, pois a presença germânica na cidade está ligada à sua própria fundação e construção. O legado preservado pelo museu consiste em um importante patrimônio cultural da cidade, além de um valioso atrativo turístico, preservando importantes traços da cultura germânica, principalmente na culinária, na arquitetura e em manifestações culturais como a tradição do canto coral e de grupos de danças folclóricas.

A programação comemorativa com foco no público escolar faz parte das ações da Vertente Educativa do Programa de Sensibilização Turística – Campanha #SomosTodosPetrópolis. A Escola Municipal Robert Kennedy já confirmou a presença nos dois dias, com várias turmas participando das atividades. O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristóvão Colombo, 1034, na Castelânea. A visitação acontece de terça a domingo, das 8h30 às 16h, com entrada franca. Mais informações pelo telefone (24) 2247-3715.



Programação:

Quinta-feira - 17/03: 8h30 às 10h: Contos de histórias no Museu Casa do Colono

O Grupo Faz de Conta, a partir do Projeto “Minha Cidade tem História para Contar”, fará contações de histórias de forma lúdica e interativa levando as crianças a uma viagem no tempo. A partir de um lindo cenário ilustrativo, contendo paisagens da nossa região e suas mudanças ao longo do tempo histórico (colônia a elevação de cidade), os apresentadores enfatizarão sobre a importância da colonização alemã no desenvolvimento da nossa região. As influências germânicas podem ser constatadas através da arquitetura, da culinária, da música e dança típica, dos nomes de ruas e bairros, e muitos outros aspectos que duram até hoje.

Sexta-feira - 18/03: 8h30 às 10h: Músicas e histórias para crianças no Museu Casa do Colono

Os músicos e educadores Valéria Wanderley e Eduardo Fernandes apresentarão contos musicados dos Irmãos Grimm (coletânea de contos infantis do folclore alemão, no original alemão “Kinder – und Hausmärchen”, como por exemplo, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Rapunzel, entre outros); cantigas de roda; atividades corporais de ritmos e brincadeiras relacionadas à cultura alemã. Será uma proposta de interação com o público infantil, que participará executando ritmos, coreografias e cantando as histórias.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE