PUBLICIDADE


 

Público verá o fruto de mais de um mês de intervenção artística
A partir do dia 30 de abril, Petrópolis poderá prestigiar mais uma mostra cultural. "Arqueologia Contemporânea" marca presença no Centro Cultural Fase-FMP, na cidade serrana. Nela, o público terá oportunidade de ver o trabalho do artista Claudio Partes concluído, marcando o fim de mais de um mês de intervenção artística, ao apresentar, agora, a arte em forma de exposição. A história se encontra no trabalho do artista que, através de vestígios de antigas exibições que já passaram pelo espaço, reflete sobre a importância de conceitos como memória e conservação. A entrada é gratuita e a exposição segue até 14/05.
É por meio do que restou nos painéis e paredes que Claudio retorna pouco a pouco as exposições passadas. Essa intervenção gerou um trabalho de recuperação das pinturas, em um processo conhecido como prospecção pictórica, em que restaura uma obra através da identificação das camadas de tintas, sem abrir mão de preservar seu valor estético.



“Foi uma experiência muito rica e estimulante, repleta de imprevistos construtivos, reflexões diretamente relacionadas à proposta e outras abrindo novas frentes e questões. Que espero transpor para o livro e memória do evento”, explica Claudio sobre a última fase do trabalho.
Durante a mostra, o público refletirá sobre aspectos abordados na reconstrução artística e seus desdobramentos nos dias atuais, além de contemplar o espaço, suas dimensões e expressões. Em cada corredor, será possível observar nas paredes os fragmentos de diversas exibições realizadas no FMP ao longo dos últimos nove anos.

“Para aqueles que passaram por algumas da exposições realizadas ao longo desses últimos anos, acredito que a oportunidade seja a de uma viagem no tempo. Para aqueles que não vivenciaram essas histórias, acho que despertarão as mais diversas experiências e associações a partir das próprias memórias. Acredito que vão de lugares vividos a analogias que os ambientes trabalhados provocam por suas cores, formas e intervenções”, reflete Claudio.


Além da exposição, na abertura, o artista e convidados falarão sobre o processo e assuntos como: arte, intervenção, espaço, tempo, memória, preservação, resgate e registros. Entre os participantes confirmados estão o historiador Joaquim Eloy dos Santos, o coordenador de projetos e extensão da Fase-FMP Ricardo Tammela, os fotógrafos Erick Simão e Anita Soares, o cinegrafista Gregori Bastos, o graffiteiro e artista visual Rodrigo CB e o escritor e assessor de imprensa Daniel Pandeló Corrêa.
Claudio Partes atua como artista visual e designer há mais de 25 anos. Seu trabalho explora ao máximo a experimentação, onde  a leveza e a busca pelo essencial são algumas das características mais marcantes de sua obra. Em 2014, o artista ganhou, em conjunto com o Centro Cultural Fase, o prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura pela exposição “Brasil-Portugal”.
O Centro Cultural Fase-FMP fica no Centro de Petrópolis, na Avenida Barão do Rio Branco, 1003. O evento é aberto a todas as idades.


Serviço
Exposição “Arqueologia Contemporânea”
Data: 30/04 a 14/05
Horário da abertura: 15h
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 18h (fechado aos domingos e feriados)
Local: Centro Cultural Fase (FMP) – Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Petrópolis/RJ
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE