Dado Villa Lobos apresenta o show “O Passo do Colapso”.


Petrópolis, a Cidade Imperial, se prepara para ser aquecida nesta estação com a realização do 16º Festival de Inverno de Petrópolis. O evento, que acontece de 8 a 17 de julho é reconhecido como um dos festivais de música mais importantes do Brasil. Para o cenário, foram escolhidos espaços considerados patrimônios históricos e artísticos localizados no Centro Histórico de Petrópolis, como a Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, o Theatro D. Pedro, Hotel Solar do Império, Praça da Liberdade e o Centro de Cultura Raul de Leoni. Com 10 dias de festa e 35 atrações, o Festival deve atrair centenas de moradores e turistas que poderão apreciar espetáculos da mais alta qualidade e de diferentes gêneros musicais.
O Instituto Dell’Arte promove o festival serrano em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e Fundação Cesgranrio. O evento tem o patrocínio da Vivo por meio da Plataforma Vivo Transforma e do Governo do Rio de Janeiro/ Secretaria de Cultura, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O Festival conta ainda com o apoio do Outlet Premium RJ, Furnas e Sistema Firjan/Sesi.
A proposta do Instituto Dell’Arte é dar continuidade ao trabalho de excelência difundido pela empresa que leva o mesmo nome e foi fundada por Myrian Dauelsberg há 34 anos, a Dell’Arte Soluções Artísticas. Seus conceitos estão baseados em cinco pilares de atuação: identificação e gestão de carreiras de novos talentos, formação de plateias, descentralização territorial da cultura, memória e tradição, articulação e políticas públicas.

Vivo Transforma
O Festival de Inverno de Petrópolis tem o patrocínio da Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma, criada para promover a conexão entre as pessoas e a democratização do acesso à cultura. Em 2016, serão dezenas de projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal em diferentes regiões do país, com foco em transformação social por meio do ensino, da revelação de novos talentos e da valorização da cultura nacional.

Programação
A abertura oficial do evento será no dia 8 de julho, sexta-feira, às 20h, na bela Catedral São Pedro de Alcântara, construída em homenagem ao Imperador D. Pedro II, apresentando um concerto da Orquestra Sinfônica Cesgranrio com a participação especial do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. A entrada é franca.
No deslumbrante cenário do Palácio de Cristal, encomendado pelo Conde D’Eu e inaugurado em 1884 para abrigar exposições de produtos hortícolas e pássaros da região, a volta da série “Cristal Jazz”, com apresentações confirmadas de Indiana Nomma e Oscar Milito Trio, lançando o CD Unexpected, Nicolas Krassik Trio, Martie, lançando o CD “Quem te viu”, e Taryn, lançando o CD Nouveau Vintage Café, acompanhados de bandas locais, Ana Gazzola & Sonia Santos com o show, “Brasil Brazil Show”, “Canções de Cinema” com Mariano Trio, e uma apresentação especial da “Tribo de Gonzaga”, além de oficinas de: aquarela, brinquedos recicláveis e máscaras. Os concorridos“Concertos ao Meio Dia”, projeto de formação de plateia e de apoio à nova geração de pianistas, e os românticos “Concertos à Luz de Velas” acontecem no Museu Imperial, residência oficial de verão da Família Imperial. Quem abre a série “Concertos ao Meio Dia” são os pianistas Felipe Naim e Silas Barbosa. Depois se apresentam os pianistas, o petropolitano Daniel Burlet (Prêmio Guerra Peixe de 2016) e Ligia Moreno. O consagrado cravista Nicolau Figueiredo, o Duo Hallasz, ganhadores do Grammy Latino de 2015, Tangos, Boleros e Outras Tragédias, com Paulo José Campos (piano) e Andrea Pinheiro (canto), e Angelica De La Riva (soprano) e Katia Ballousier (piano) estão em “Concertos à Luz de Velas”. Ainda no Palácio Imperial, palestra com Estevão Herman, intitulada “Luz, Câmera e Ação”, além de Mostra de Animação Francesa e Mostra de Cinema Francês.
Apresentações de ópera, peças teatrais, shows e balé estão programadas para acontecer no Theatro D. Pedro, referência cultural e artística, inaugurado em 1933 pela Empresa D’Angelo e Cia. Ltda, o prédio traz traços da arquitetura art-nouveau e art-déco. No local, o espetáculo “Uma Noite na Ópera”, apresentando “As mais Célebres Árias de Ópera”, com os solistas: Carla Odorizzi, Ivan Jorgensen, Lucia Bianchini, Santiago Villalba e Taty Caldeira, acompanhados pelo Quarteto Afinatto, sob a regência de Claudio Ávilla; uma apresentação da Cia. Brasileira de Ballet, “Paquita Gran Pas Classique e Noite de Walpurgis”; a peça teatral “Amor”, com Denise Milfond, a apresentação musical do roqueiro Dado Villa Lobos em “O Passo do Colapso”; o show de tenores “Os 3 Tenores do Brasil”, com os cantores Geilson Santos, João Alexandre e Geraldo Mathias; o musical “Começaria tudo outra vez – As Canções de Gonzaguinha”, com os cantores Roberta Spindel e Marcus Brandão acompanhados de banda, apresentação do grupo BlueBeetles, em Tributo aos Beatles, e concerto com a Orquestra de Metais de Barra Mansa.
Duas versões do “Chá Musical” vão acontecer no Hotel Solar do Império, belo casarão construído em 1875, proporcionando ao público uma tarde ao som de populares canções francesas, com o Chansonnier Pascal Maurice Kaham, e outra com Jerzi Milewski no violino e Aleida Schweitzer, ao piano A Praça da Liberdade, projeto paisagístico assinado pelo botânico francês Auguste Glaziou, em 1886, também foi local de reunião de escravos livres para compra de outros que ainda eram mantidos nas senzalas, vai abrigar o tradicional e animado “O Festival vai à praça”, com apresentações de grupos artísticos de alunos das escolas municipais, projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis. No Centro de Cultura Raul de Leoni uma atração para a garotada com apresentação da peça infantil “As Olimpíadas”.

Campanha da Solidariedade
Tradição mantida, a “Campanha da Solidariedade”, está presente também nesta edição, tendo como madrinha a Diretora do Projeto Social De Grão em Grão, Maria Elisa Cesário Alvim Modiano. A campanha tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para instituições carentes. Pede-se a doação de um alimento como ingresso nos espetáculos programados.

Programação e informações


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.