A exposição “Isabelita dos Patins, uma História de Superação” é um dos destaques da programação; (Divulgação)

Museus e Histórias Controversas, dizer o indizível em Museus é o tema da 15ª Semana Nacional dos Museus no mês de maio. E, para comemorar seus 3 anos, A Casa - Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, na Casa de Cultura Cocco Barçante em Petrópolis, já está com uma programação voltada para o tema, composta por diversas atividades envolvendo artesãos e artistas manuais, além de visitas guiadas ao Espaço que representa o artesanato de todo o Estado. 
O museu faz aniversário dia 13 e sua comemoração será às 19h, com apresentação de novas peças do acervo e a inauguração da exposição “Isabelita dos Patins, uma História de Superação, Arte e Beleza”. A mostra traz fotografias, trajes e acessórios do personagem Isabelita dos Patins. Nascida na Argentina com o nome de Jorge Omar Iglesias, Isabelita mudou para o Brasil há mais de 30 anos.
Em 1993, enquanto patinava na Avenida Atlântica, ficou de frente com então candidato à Presidência da República, Fernando Henrique Cardoso, que posou ao seu lado para os fotógrafos presentes. No dia seguinte, foi primeira página dos jornais e revistas e fez parte das charges do cartunista Chico Caruso por várias semanas. Dez meses depois, Fernando Henrique foi eleito e Isabelita dos Patins ficou conhecida nacionalmente através de participações em programas de televisão e comerciais para grifes nacionais.
O personagem irreverente, criado nos anos 70, transita e “patina” pelas décadas de 80 e 90 mediando e superando preconceitos da sociedade com sua alegria e reconhecido talento. Esta exposição é uma homenagem à Isabelita dos Patins, sua história e contribuição que teve nos direitos conquistados pelas minorias, muitas vezes discriminadas até hoje.
 “Sinto muito-me muito feliz e orgulhoso em receber esta homenagem e poder mostrar um pouco da minha vida, pois o que a gente faz por nós morre conosco mas o que a gente faz pelos outros ficará para a eternidade... e tenho certeza que o dia que eu partir deixarei muita saudade, como a música diz... e sei que amanhã quando morrer o Brasil vai dizer que Isabelita tinha um bom coração”

Isabelita dos Patins
Desde a sua ideia, A Casa Museu do Artesanato, busca valorizar o reaproveitamento, agregar trabalhos que representem o cotidiano das diversas localidades onde estão os grupos representados em seu acervo, reforçar a importância do desenvolvimento sustentável, por meio das diversas paisagens culturais. É um espaço vivo, uma porta aberta não só para o Artesanato, mas para apresentações artísticas dos mais variados segmentos. E, para melhor receber seus visitantes, foi inaugurado no mês de abril de 2016 o café do Museu.
O ambiente é acolhedor e convidativo, com serviços de qualidade e bom atendimento. O Museu possui sua loja, A Loja do Museu/Sentimentos do Rio com artesanato das várias regiões do nosso Estado e confeccionados com vários materiais e linguagens plásticas.

13/05/2017 – sábado, 18h
Abertura da exposição “Isabelita dos Patins - História de Superação, Arte e Beleza”

13/05/2017 – sábado, 19h
Entrevista “Criando e empreendendo a minha Arte” com Isabelita dos Patins
Mediador: Vitor Mattos – jornalista e apresentador de TV

13/05/2017 – sábado, 20h às 23h
Comemorando 3 anos do “A CASA - Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro”
Confraternização com música ao vivo no Kaffe no Museu

14/05/2017 a 30/07/2017 – sábado e domingo, 11h às 17h
Exposição: “Isabelita dos Patins – História de Superação, Arte e Beleza”

15, 20 e 21/05/2017 – segunda-feira. Sábado e domingo, 15h às 17h
Visita guiada ao acervo do “Museu do Artesanato do Rio de Janeiro”
Mediador: CoccoBarçante, Criador e curador do Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro

21/05/2017 – sábado 14h
Oficina de desenho e pintura em tecido
Tema: “Isabelita dos Patins, suas cores e formas”
Organização: Cocco Barçante e o grupo Artesãs da Serra

Toda a programação é gratuita e faz para da política de inclusão da Casa de Cultura Cocco Barçante;

Serviço
Museu do Artesanato na Semana Nacional dos Museus 
Local: A CASA-Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro
Rua Coronel Veiga, n 1734 - Ponte Fones Petrópolis –RJ
Telefone: (24) 3111-4944

Programação: gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.